Identidade corporativa: a sua empresa tem uma?

No meio do marketing e da comunicação, muito se fala em identidade corporativa – e no quanto ela é importante para qualquer campanha. Mas, muitos empresários não sabem do que se trata esse termo e acabam se perguntando se afinal isso é assim tão importante para a consolidação do seu negócio.

Se você também tem dúvidas sobre esse assunto e quer fortalecer a identidade corporativa da sua empresa, mas não tem a menor ideia de como fazer isso, esse texto é pra você.

O que é a identidade corporativa?

Antes de mais nada é importante compreender do que se trata esse termo. Quando falamos sobre identidade corporativa, estamos indo além da simples aparência do negócio, mas falando também das questões organizacionais e culturais que são importantes para determinada companhia.

A identidade corporativa é fundamental em todos os tipos de negócios – sejam eles grandes ou pequenos, pois ela é extremamente relevante na relação que se cria com os clientes e os colaboradores.

Para compreender melhor esse termo, pense que o seu negócio é uma pessoa. Quais características ele possuiria? Quais os valores e crenças? Como é o seu relacionamento com as outras pessoas (empresas)? Como é o seu comportamento diante das diferentes situações? Quais as suas qualidades e defeitos?

Já deu para perceber que a identidade corporativa é algo bem mais profundo do que apenas utilizar o logo em todos os papéis timbrados ou o mesmo uniforme dos funcionários, não é mesmo?

E definir adequadamente a identidade corporativa do seu negócio irá lhe ajudar a planejar melhor as campanhas de marketing, a definir quem é o seu público alvo e até mesmo a treinar melhor os seus colaboradores – desde que todos compreendam exatamente qual é a identidade da empresa para a qual trabalham.

Quais as vantagens da minha empresa definir a identidade corporativa dela?

Além de todos esses pontos que citamos acima, existem muitos outros benefícios quando os empresários definem a identidade corporativa dos seus negócios. Veja alguns pontos importantes:

  • Melhora a confiança e a relação com os clientes: se a sua empresa “vende” ser uma coisa e na prática é outra, a relação com os clientes poderá ficar abalada. Por isso, definir uma identidade e ter sintonia com ela com as campanhas de marketing é fundamental para deixar as relações com os clientes mais próximas e sinceras.
  • A sua empresa se diferencia da concorrência: ao definir uma identidade corporativa automaticamente você terá de pensar o que a sua empresa faz de diferente e isso será transmitido a todos os colaboradores e também aos clientes, que passam a ver o seu negócio como diferente dos demais.
  • Funcionários engajados: com uma identidade bem construída fica mais fácil treinar os seus funcionários e saber quais são aqueles que realmente se adequam aos valores da sua empresa. Além disso, saber qual é a essência do negócio para o qual trabalham, também ajudam os funcionários a criarem uma identidade com o serviço.
  • Atração de novos clientes: a partir do momento que você define quem a sua marca é e começa a transmitir esses valores nas suas campanhas de marketing e no dia a dia dos funcionários, novos clientes que possuem afinidade com os seus valores serão atraídos para o seu negócio, facilitando a sua prospecção.

Já está convencido da importância de definir uma identidade corporativa para o seu negócio? Se você quiser saber mais sobre esse e outros tópicos de marketing digital, venha conversar conosco hoje mesmo

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