Calendário editorial: a importância de planejar o seu conteúdo!

Nós já falamos aqui sobre a importância do marketing de conteúdo em qualquer tipo de estratégia digital e também de como um conteúdo de qualidade pode ser eficiente na hora de prospectar novos clientes e aumentar as suas vendas.

Justamente por tudo isso, é fundamental que você saiba planejar o que será veiculado nos seus canais de comunicação online, ou seja, pensar e definir um calendário editorial, considerando a jornada do cliente e as demandas dos seus leads.

Calendário editorial: por que ele é importante?

O calendário editorial, como o próprio nome sugere, é aquele documento no qual você irá planejar e programar todo o conteúdo que a sua empresa irá gerar. Ele deverá conter itens importantes, como:

  • As datas de publicações dos temas no blog;
  • As datas de publicações nas demais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc);
  • Os temas e os formatos de cada conteúdo;
  • As palavras-chaves que serão trabalhadas em cada conteúdo;
  • As personas e a etapa da jornada para as quais o post foi criado.

Diante de todas essas informações, podemos notar a importância do uso do calendário editorial, já que ele irá nortear as suas equipes de produção de conteúdo e de estratégias, definindo um verdadeiro plano de ação de marketing digital.

A partir desse planejamento, você poderá ter uma visão mais ampla de tudo o que está acontecendo em termos de produção de conteúdo e promoção em redes sociais, ficando mais fácil acompanhar os resultados e compará-los com as previsões e as expectativas de determinadas ações.

As principais vantagens do uso do calendário editorial são:

  • Melhora na organização e no planejamento;
  • Maior controle sobre a estratégia de conteúdo;
  • Avaliação e comparação de resultados com estratégias anteriores;
  • Gerar novas ideias e evitar repetição de temas;
  • Melhora no entendimento da estratégia adotada por todos os funcionários envolvidos no processo.

Calendário editorial: como criar um?

Um calendário editorial não é nenhum bicho de sete cabeças, contudo existem alguns passos que você pode cumprir para desenvolver um calendário editorial que seja realmente eficiente e útil dentro da sua estratégia digital.

  1. Planeje a sua estratégia

Antes de sair escolhendo palavras-chaves aleatórias e definindo postagens ao acaso é importante que você faça um bom planejamento, baseado nas informações dos seus leads e personas.

  • Escolha as palavras-chave que sejam relevantes, que não tenham sido exploradas totalmente em outros conteúdos e que estejam relacionadas com as necessidades da empresa e também com questões e comentários apresentados nos seus canais de comunicação;
  • Defina uma boa frequência de postagem, capaz de manter uma constância nas publicações e facilitar a vida dos clientes que acompanham o seu blog;
  • Inclua datas limite de entrega de conteúdos;
  • Defina quem serão os profissionais responsáveis por cada etapa;
  • Pense no todo: o que você deseja alcançar com aquele conteúdo? Quais são as métricas que serão importantes? O que aquele conteúdo deverá trazer de resultado (como aumento de leads, mais tráfego, maior interação, mais downloads e cadastros em uma página de captura)?
  1. Construa uma estratégia de divulgação

Além de planejar os temas que serão abordados e as datas e frequência de postagens, é fundamental que você pense em como divulgar esse conteúdo. Por isso pense:

  • Quais conteúdos serão divulgados em quais redes sociais? Quais os melhores horários para isso?
  • Qual será a frequência de postagem em cada rede social?
  • Quais temas podem incorporar um e-mail marketing? Quais os dias e horários melhores para engajar a minha clientela?
  1. Siga o calendário editorial

De nada adianta criar todo esse planejamento se você não segui-lo, não é mesmo? Somente a partir do momento que você colocar a sua estratégia “para rodar” poderá ter dados suficientes para analisar se ela está funcionando ou não e pensar no que pode ser ajustado para os próximos calendários para que se atinja as metas propostas ou melhore-as.

Está convencido da importância do calendário editorial para as suas estratégias de marketing de conteúdo? Se você quer aumentar o tráfego do seu site ou aumentar os seus leads qualificados, venha conversar conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


x

Related Posts

Nutrição de leads: o que é e como fazer?
Você já ouviu falar na expressão “nutrição de leads”? Pois saiba que essa é uma estratégia muito importante para que qualquer campanha de marketi...
Como converter leads em clientes? Aprenda agora mesmo!
Quando falamos em marketing digital, uma das principais dúvidas é como converter leads em clientes. Por leads podemos entender aquelas pessoas qu...
Como vender mais com o Facebook?
Não há como negar que as redes sociais estão cada vez mais se tornando itens indispensáveis em qualquer campanha de marketing, não é mesmo? Grand...
powered by RelatedPosts