Marketing nas redes sociais: você sabe fazer isso?

Quantas empresas que começam a se aventurar pelas redes sociais não acreditam que apenas ter algumas postagens programadas no Facebook é uma estratégia de marketing nas redes sociais?

Na verdade, para que você consiga atingir objetivos reais e transformar curtidas em vendas é preciso ir muito além, conhecendo a fundo o seu público e gerando engajamento.

Está muito complicado? Calma, que a gente te explica. Continue a leitura desse texto e descubra como fazer marketing nas redes sociais de maneira eficiente.

Marketing nas redes sociais eficiente

Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Snapchat estão inseridos de forma muito profunda na vida de milhares de consumidores e estar nessas plataformas já não é mais um diferencial (na verdade, é quase uma obrigação de qualquer marca).

Mas, apenas estar presente não garante que você irá conseguir influenciar o seu público e transformar curtidas em clientes reais, ou ainda em propulsores da sua marca, não é mesmo?

Para que isso aconteça, você precisa de –no mínimo- 3 itens fundamentais:

  1. Conhecimento do seu público
  2. Estratégia
  3. Conteúdo focado

Vamos falar um pouco de cada um deles?

Marketing nas redes sociais: quem é o seu público?

Como qualquer campanha de marketing é importante que você saiba exatamente quem deseja atingir. Por isso, é fundamental que você faça uma análise de quem é o seu público alvo.

Usar o conceito de buyers personas também pode ser muito útil nas redes sociais. Tente criar uma figura padrão para dois tipos de seguidores:

  1. Aquele que é um influenciador, ou seja, que vai ajudar a expandir a sua marca, interagindo e compartilhando o seu conteúdo (mas não necessariamente é um cliente real);
  2. O cliente real, aquele que curte a sua página para receber dicas bacanas e também saber das novidades da sua marca. É o seguidor que vai até a sua loja ou que consome os seus produtos.

Pense na faixa etária dessas pessoas, poder aquisitivo, estudo, onde moram, como gostam de consumir conteúdo nas redes sociais, quais horários costumam se conectar e todas as outras informações importantes que você conseguir reunir.

Marketing nas redes sociais: estratégia

Agora que você já possui uma ideia de quem são as pessoas que interagem com a sua marca e que a consomem, é hora de começar a planejar a sua estratégia de marketing.

Existem muitas formas de fazer isso, mas é importante sempre se atentar:

  • Aos objetivos (o que você pretende com as suas redes sociais: atrair mais visibilidade para a marca, vender mais produtos, disseminar uma promoção, etc.);
  • Ao tipo de conteúdo (como será a divulgação e como você irá fazer para chegar nas suas metas);
  • A forma como esse conteúdo será gerado (qual tipo de informação mais atrai o seu público?);
  • A divulgação das suas mídias sociais (Facebook Ads, divulgação em blogs de parceiros, etc.);
  • A frequência das postagens;
  • Ao calendário editorial;
  • As métricas relevantes.

Claro que existem muitos outros pontos que você pode incluir na sua estratégia e tudo irá depender do seu objetivo com o marketing nas redes sociais.

Marketing nas redes sociais: conteúdo focado

Analisando o tópico acima, você já percebeu o quanto um bom conteúdo é fundamental, não é mesmo? Afinal é ele quem irá fazer com que as pessoas curtam, compartilhem e sigam as suas postagens.

Mas, para cada tipo de público e para cada meta de marketing, existe um conteúdo mais adequado. Saber encontrar o que funciona nas suas redes sociais é o grande ponto chave de qualquer campanha efetiva.

Você poderá iniciar com testes, criando conteúdos diferenciados e postando-os em horários alternados. Assim, terá métricas que indicam o que é mais efetivo para o seu negócio.

Uma boa pesquisa sobre o seu público também ajuda a programar e criar conteúdos direcionados.

E não se esqueça de explorar toda a interatividade das mídias sociais, criando:

  • Blog posts
  • Imagens interativas
  • Vídeos curtos
  • Infográficos
  • Áudios
  • E muitas outras ideias!

Gostou desse conteúdo sobre marketing nas redes sociais? Se você quer ampliar o alcance das suas mídias sociais, venha conversar conosco e descubra como podemos ajuda-lo!

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