Marketing de precisão: você sabe o que é e por que investir nele?

A internet tem revolucionado a forma de as pessoas se conectarem com o mundo e também de consumirem e isso tem levado a mudanças significativas na forma de fazer propaganda e de atrair novos clientes. O marketing de precisão trabalha de uma maneira mais eficiente e acertada com os novos meios digitais e podem ajudar a sua empresa a vender ainda mais.

Se você não conhece o marketing de precisão, não tem problema. Continue a leitura desse texto e descubra como usá-lo para conseguir resultados ainda mais expressivos para a sua empresa.

Mas, afinal, o que é marketing de precisão?

Antes de mais nada, é importante saber do que se trata o marketing de precisão, não é mesmo?  Ele é um tipo de estratégia direcionada para aqueles consumidores que já são clientes da sua marca.

Assim, o marketing de precisão busca fidelizar os seus clientes, incentivando-os as compras por meio de promoções, ofertas especiais e táticas que busquem tornar o cliente leal à determinada marca, por identificar nela valores semelhantes aos seus e por ter tido uma boa experiência de compra.

Um plano de marketing de precisão deverá usar dados e informações do próprio público da empresa, a fim de identificar características entre os clientes e direcionar vantagens que possam ser mais valorizadas pelo consumidor.

Por isso, usar benefícios genéricos – que não foram moldados para os consumidores da sua marca- pode não apresentar resultados satisfatórios, além de gerar ainda mais gastos para a companhia.

Como posso usar o marketing de precisão no meu negócio?

Como dissemos no inicio do texto, as formas de se fazer comércio estão mudando, o que acaba por gerar consumidores mais conscientes, bem informados e exigentes, por isso é importante sempre considerar essas características fundamentais na hora de criar o seu plano de marketing de precisão.

Além disso, outras dicas importantes são:

  • Faça a segmentação do seu público

Será que todos os seus clientes são exatamente iguais? Com certeza não. Por isso, identificar subgrupos dentro do seu público-alvo é fundamental na hora de criar ações que sejam mais bem direcionadas.

Na hora de segmentar o seu público-alvo existem algumas coordenadas que você pode usar, como:

  • Dados econômicos;
  • Aspectos comportamentais;
  • Preferências de consumo;
  • Estilo de vida;
  • Expectativas, objetivos e receios dos clientes.

Claro que, dependendo da sua empresa, existem outras formas de segmentação que serão ainda mais precisas. O fundamental é sempre pensar de que forma é possível criar perfis mais detalhados dos seus clientes e assim direcionar as suas estratégias de marketing de precisão para esses públicos ainda mais afunilados.

  • Colete e analise os dados

Você pode usar as ferramentas digitais para coletar dados dos seus clientes, como usando as landing pages, páginas de captura ou através de outros meios, como fichas cadastrais no site da empresa, participação em promoções e etc.

Depois de coletar os dados, faça uma análise dos mesmos, de modo a ter um panorama completo sobre o perfil dos seus clientes, identificando os nichos que já fazem parte da lista de clientes da empresa e, assim, poder pensar em ações específicas e personalizadas que busquem atender as expectativas dos seus clientes.

  • Crie estratégias e ações

De posse de todos esses dados, é hora de começar a “por a mão na massa”. Existem muitas ações de fidelização de clientes que você poderá usar e elas se distinguem entre si devido a relevância que o cliente atribui àquela ação. Veja alguns exemplos:

  • Tickets de desconto em determinados produtos para quem apresentar um vale exclusivo;
  • Cartões de fidelização de dão direito a um produto após comprar “x” produtos;
  • Acúmulo de pontos que podem ser trocados por determinado produto ou serviço;
  • Cartão de crédito da própria empresa que permite que o cliente faça compras com descontos e com mais parcelas sem juros.

Todas essas são ações válidas de marketing de precisão, mas para que elas funcionem adequadamente é importante que você analise os dados reais das sua empresa. Gostou desse conteúdo? Venha conversar conosco e descubra como implantar uma estratégia de marketing de precisão no seu negócio!

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