Marketing no Twitter: como fazer e o que esperar dessa rede social?

Quando falamos em redes sociais, muitas empresas têm dúvidas se é possível fazer marketing no Twitter e de que forma essa plataforma pode ser vantajosa para prospectar novos clientes e melhorar o relacionamento com os que a marca já possui.

Se você também tem dúvidas sobre como fazer e o que esperar das campanhas de marketing no Twitter, continue a leitura desse texto e comece hoje mesmo a melhorar ainda mais as suas estratégias digitais.

Mas, como o Twitter funciona?

Antes de pensar em qualquer estratégia de marketing, é fundamental que você compreenda exatamente de que modo essa rede social funciona – assim poderá pensar em campanhas realmente efetivas para ela.

O Twitter é uma plataforma de troca de mensagens curtas (até 140 caracteres) que faz com que as pessoas se engajem sobre determinados temas do momento, os chamados trend topics.

Toda essa estrutura é feita a partir de hashtags que indicam o termo que está sendo discutido e que facilita as pesquisas pelos usuários sobre o que está sendo comentado.

Como em outras redes sociais, é preciso que o usuário crie uma conta e um perfil e passe a seguir outros usuários e vice versa. Assim, a pessoa poderá enviar postagens (ou tweets) para a sua rede de contatos, além de poder ver os tweets de quem ela segue.

Ok, e como funciona o marketing no Twitter?

Depois dessa explicação, você pode estar pensando “ok, e como minha empresa irá usar essa rede?”. O Twitter é uma ótima ferramenta para saber como a sua clientela está se comportando diante de determinados assuntos, quais as opiniões relativas à sua marca e seus produtos/ serviços e também é um ótimo canal para o contato direto com os seus consumidores.

Se você quer criar uma audiência que esteja o tempo todo engajada com a sua marca, então o Twitter é uma rede social fundamental para as suas estratégias.

Veja algumas vantagens de se usar o Twitter para empresas:

  • SAC 2.0: O Twitter é uma ótima rede para trabalhar como um canal de comunicação e atendimento ao cliente através das Direct Messages (DMs) e Mentions.
  • Ampliar alcance do seu conteúdo: você poderá usar vários tipos de mensagens no Twitter, como escrita, imagens e outros, além de oferecer links externos que permitem ampliar ainda mais o alcance dos seus post blogs ou vídeos, por exemplo.
  • Métricas sobre o seu alcance: você pode medir o quão longe seus conteúdos têm ido através do número de cliques em links das suas publicações, RTs e outros dados.

Já estou convencido, me dê algumas dicas de marketing no Twitter

Depois de todas essas vantagens, você já notou o quanto essa rede social pode ser interessante para você? Então veja algumas dicas para uma estratégia eficiente de marketing no Twitter e que podem fazer diferença para a sua marca:

  • Fique atento aos assuntos mais relevantes e que têm sido mais falados no momento através dos trend topics. Busque algum assunto que tenha relação com o seu segmento e invista em conteúdo voltado para ele;
  • Produza tweets com imagens, mas evite aquelas que podem ser flagradas logo de cara como anúncios ou publicidade. Promova a sua marca usando algo divertido e que crie envolvimento entre as pessoas;
  • Ajude os seus clientes a tirarem dúvidas sobre os seus produtos, respondendo de maneira rápida e gentil a todas as solicitações dos usuários sobre a sua empresa;
  • Não entre em discussões polêmicas. Mesmo que esses problemas tenham relação com a sua empresa, evite criar mais insatisfação com os usuários;
  • Poste com frequência, encontrando um equilíbrio para não ficar muito exagerado e nem ausente da plataforma.

Com todas essas dicas, ficou mais fácil pensar em estratégias de marketing no Twitter? Se você quer alcançar resultados ainda mais expressivos nessa e em outras redes sociais, venha conversar com um dos nossos consultores!

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