fbpx

O que é Inbound Marketing? Aprenda agora mesmo!

inbound marketing

Muito tem se falado atualmente sobre o Inbound Marketing e as mudanças no comportamento dos clientes, além das novas estratégias de comunicação para realmente alcança-los. Mas você sabe o que é inbound marketing e como usá-lo para aumentar as suas vendas?

O que é Inbound Marketing?

Podemos dizer que o Inbound Marketing é o contrário do Outbound Marketing, ou seja, aquele marketing que todos estamos acostumados, que procura “ir atrás do cliente”, com anúncios nos meios de comunicação, em sites e em outras plataformas.

O Outbound Marketing é a empresa oferecendo os seus produtos e serviços para o público em geral, enquanto o Inbound Marketing busca atrair os potenciais clientes até a empresa, através de uma boa estratégia de comunicação que compreende as necessidades dos seus clientes e os ajuda a resolver os seus problemas.

Assim, podemos dizer que o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que buscam ganhar o interesse das pessoas, criando com elas um relacionamento duradouro e fidelizando os clientes.

Qual a metodologia do Inbound Marketing?

Uma boa estratégia de Inbound Marketing alia criação de conteúdo com automação de marketing, e se baseia em 4 pilares fundamentais:

  1. Atrair o tráfego de visitantes
  2. Converter esses visitantes em leads
  3. Fechar leads em clientes
  4. Encantar os clientes para que eles se tornem promotores da sua marca

Para isso, são usadas ações integradas como blogs, mídias sociais, SEO, e-mail marketing, landing pages e outras que devem ser monitoradas para que as táticas sejam costumeiramente aprimoradas.

Mas, o Inbound Marketing funciona?

Essa é uma dúvida muito comum de quem começa a ter um primeiro contato com o Inbound Marketing, veja alguns dados que foram compilados pela agência Rock Content que podem lhe ajudar a modificar a sua mentalidade:

  • 86% das pessoas pulam os comerciais de TV e 84% dos usuários entre 25 e 34 anos saíram de um site por causa de propaganda intrusiva e irrelevante;
  • 93% dos processos de compra se iniciam com uma busca online;
  • 50% das empresas que investem em Inbound Marketing dizem ter um custo 62% menor do que com as práticas de Outbound Marketing;
  • Cerca de 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o Inbound Marketing é indispensável para todas as empresas diante do cenário atual da economia;
  • Equipes de marketing em todo o mundo estão direcionando 34% da sua verba para o Inbound Marketing, o que significa um aumento de 11% comparado ao marketing tradicional;
  • Redes sociais possuem uma taxa de geração de leads 100% maior com o uso do Inbound Marketing do que o Outbound Marketing;
  • 80% dos consumidores preferem buscar informações de um produto ou serviço em artigos na internet do que em anúncios publicitários.

Esses são apenas alguns dados que mostram o quanto o Inbound Marketing tem se tornado importante na atual conjuntura econômica e diante das mudanças de comportamento dos consumidores. Por isso, para vender e lucrar mais, é indispensável acompanhar as alterações na forma de comunicação pelas quais seus consumidores estão passando.

Como posso fazer Inbound Marketing?

Existem muitas maneiras de começar a trabalhar com esse tipo de marketing no seu negócio, porém, lembre-se que o foco é produzir e compartilhar conteúdo que seja relevante e que ajude os seus consumidores a resolverem problemas reais do seu dia a dia.

Veja alguns exemplos de ferramentas importantes no Inbound Marketing:

  • Blogs corporativos com conteúdos frequentes e atualizados;
  • Criação e divulgação de infográficos;
  • Desenvolvimento de ebooks sobre temas importantes para os seus clientes;
  • Criação de conteúdos multimídias, como vídeos marketing que ajudem na divulgação de determinado produto ou da sua marca;
  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Conteúdo interessante nas mídias sociais;

Essas são apenas algumas ideias para uma estratégia de Inbound Marketing. É claro que para que as mesmas sejam eficientes, é preciso que você tenha uma persona (público-alvo) bem definida e foque na mesma, atraindo clientes e fidelizando-os.

Ficou interessado? Que tal começar a aplicar uma estratégia de Inbound Marketing na sua empresa e começar a ter ganhos ainda maiores hoje mesmo? Venha conversar com um dos nossos consultores e descubra como podemos ajuda-lo!

‪#‎marketing‬ ‪#‎marketingdigital‬ ‪#‎marketingdeconteudo‬ ‪#‎todadigital‬ ‪#‎agenciademarketing‬ ‪#‎presencaonline‬ ‪#‎autoridadedigital‬

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.