O que muda com o novo algoritmo do Facebook?

O Facebook é a maior rede social da atualidade e nós já falamos aqui a importância de utiliza-la na sua gestão de marketing digital. Buscando melhorar a experiência do usuário, o algoritmo do Facebook está sempre sendo modificado e isso faz com que tenhamos que estar atentos, para produzirmos campanhas e conteúdos capazes de atingir o nosso público alvo – e de se converter em vendas.

O que muda com o novo algoritmo do Facebook?

Há algumas semanas a equipe do Facebook anunciou mudanças que visam modificar a maneira como as informações serão mostradas na timeline, priorizando as postagens dos seus amigos em detrimento das páginas de empresa.

As mudanças acontecerão:

  1. Para usuários que não têm muitos amigos e quando entram na rede não encontram muitas postagens. Para atender esse público, haverá um afrouxamento da regra que impede que duas ou mais publicações de uma mesma pessoa apareçam em sequência no Feed de Notícias;
  2. Para usuários com muitos contatos que têm dificuldades em acompanhar as postagens dos amigos. Desse modo, fotos, vídeos e as atualizações de status com os quais o usuário mais interage irão aparecer com uma frequência maior, ficando no topo do seu Feed.

O que isso altera as minhas campanhas?

Isso irá depender muito de como é a composição da sua audiência. Se a maior parte da sua visibilidade vem de pessoas que compartilham o conteúdo da sua empresa com os amigos ou curtem e comentam o seu conteúdo, então você poderá não sentir quase nenhum declínio na sua página.

Mas, se o seu tráfego está todo baseado apenas em postagens, então é possível que você sinta uma necessidade maior de impulsionamento e de outros tipos de Facebook ADS para conseguir ver um resultado mais satisfatório.

Mas, de uma maneira geral, o esperado é que em ambos os casos haverá uma necessidade maior de investimento em anúncios e outros tipos de impulsionamentos para que o seu conteúdo chegue até as pessoas que curtem a sua página.

O que vou precisar mudar?

Se você quer que a sua página de empresa no Facebook lhe garanta resultados realmente satisfatórios, então você terá de investir em aumentar a qualidade do conteúdo – pois esse ainda é um dos fatores primordiais para que as pessoas interajam com a sua página e deixe-a visível para a sua audiência.

Além disso, é muito importante que você varie os seus canais de comunicação e comece a investir em meios próprios de conversar com a sua clientela, como os blogs corporativos.

Pois, usando apenas o Facebook, você estará sempre à mercê de modificações como essa, o que implicarão em gastos cada vez maiores para atingir o mesmo público-alvo. Por isso, ter uma campanha variada de marketing digital, produzindo e criando conteúdos interessantes e de qualidade em diversas plataformas é fundamental para que você consiga ver resultados.

Essas são as principais alterações que você deverá notar com o novo algoritmo do Facebook. Mas, se você quer deixar a comunicação digital da sua empresa muito mais profissional e alcançar resultados realmente satisfatórios, que tal contar com uma agência focada em resultados? Venha conversar conosco e descubra como podemos lhe ajudar!

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