fbpx

A importância do SEO para o site da sua empresa

Muito tem se falado sobre o Search Engine Optimization (SEO), que em português é usado como Otimização de sites para mecanismos de buscas. Mas, você sabe qual é a importância do SEO para o site da sua empresa e como ele pode fazer você aumentar os seus acessos e as suas vendas?

Mas, o que é SEO?

Antes de começarmos, é importante que você saiba do que se trata o SEO. Mais do que apenas uma sigla “bonitinha”, ele é um conjunto de técnicas empregadas em determinado site para que as ferramentas de busca possam indexá-lo e posicioná-lo em uma boa classificação.

Ou seja, essas técnicas são responsáveis por, quando o seu cliente digita em um site de busca algum produto que você vende, fazer com que seu site apareça nas primeiras páginas, aumentando as chances de ele ser visto – e de você converter essas visitas em vendas.

As técnicas são muito amplas e podem envolver a criação de HTML e outros tópicos do seu site, como:

  • URL amigável
  • Título da página de acordo com a palavra-chave pesquisada
  • Descrição (meta description) relevante
  • Número de palavras-chave nos textos, e como elas se relacionam com o conteúdo
  • Links que direcionam para o seu site (link building)
  • Site responsivo
  • E muitas outras

Qual a importância do SEO para o meu site?

Depois dessa explicação é um pouco óbvio do porquê o seu site deve englobar as técnicas de SEO, não é mesmo? Quanto melhor for o uso dessas técnicas, maior será a chance de o Google (e outros mecanismos de busca) lhe posicionarem da melhor maneira possível.

Por exemplo, vamos supor que você tenha uma empresa de pet shop. Quando o seu cliente buscar por palavras-chaves relacionadas ao seu estabelecimento, como “cuidados com filhote”, se você tiver um site que usa as técnicas de SEO e conteúdo relacionado a essas palavras-chave, as chances de o seu site aparecer como sugestão para esse cliente, já na primeira página, são muito maiores.

Isso irá aumentar as chances de esse potencial cliente conhecer a sua empresa e fazer negócio com você. Mas, é claro que apenas isso não é suficiente. Para converter as visitas em vendas, você precisará ir um pouco além, e considerar a experiência do usuário.

Para esse fim, é importante investir em um bom conteúdo (e que realmente seja relevante), um design coerente e fácil de ser lido, informações acessíveis e links para outros conteúdos do seu próprio site – aumentando o tempo de permanência na sua página.

Todas essas características, além de serem fundamentais para fazer com que esse visitante retorne e faça negócios com a sua empresa, ainda são importantes para que o Google entenda que o seu site é confiável e continue a mantê-lo em uma boa posição – atraindo ainda mais tráfego.

Ficou interessado sobre o assunto? Já está convencido da importância do SEO para o site da sua empresa? Se você quiser começar a atrair mais tráfego e a fidelizar os seus clientes, venha conversar com uma agência especialista em SEO e destaque-se no mundo digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.