Snapchat para empresas: como usar e promover seu negócio?

Não adianta querer tapar o sol com a peneira, o Snapchat está cada vez mais presente na vida dos brasileiros e precisa ser incorporado às campanhas de marketing das empresas.

Se você ainda não sabe como usar o Snapchat para empresas ou tem dúvidas sobre essa nova rede social, esse post é pra você!

Antes de mais nada: o que é Snapchat?

Se você nunca ouviu falar sobre ele, ou não tem a menor ideia de como o Snapchat funciona, vamos com calma.

O Snapchat é mais uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, mas que possui um tempo de duração diferenciado – e que é definido pelo destinatário.

Ou seja, se você enviar uma imagem com 10 segundos de duração, a pessoa que a receber apenas poderá acessá-la por 10 segundos, sendo esse o tempo máximo. A medida que forem sendo enviadas mais imagens para o mesmo destinatário, esse tempo total será somado.

Para o envio das imagens, você tem três opções diferentes: escolher um destinatário específico, fazer uma lista de destinatários ou deixar as suas imagens como públicas – de maneira que todas as pessoas que seguem o seu perfil terão acesso as imagens durante 24 horas.

Essa última função é chamada de “Minha História”. Além do compartilhamento de imagens, o Snapchat também permite o uso de emojis, legendas e pincéis para desenhar e modificar a imagem que você deseja enviar.

Outras funções que merecem destaque são: “Ao vivo” (usada por pessoas que estão participando de algum evento ou estão em alguma cidade ao redor do mundo) e “Discover” (uma maneira de as pessoas interagirem com as marcas e com os acontecimentos, apresentando aos usuários notícias, vídeos e artigos de canais diferentes).

Snapchat para empresas: e agora?

Depois de toda essa informação é normal que você esteja se questionando sobre como irá usar o Snapchat para empresas, divulgando o seu negócio de uma maneira coerente e certeira. Veja essas dicas:

(1) Promova um conteúdo exclusivo

Um dos principais diferenciais do Snapchat e que deve ser bem aproveitado pelas empresas. Use-o para fazer coberturas exclusivas dos seus eventos, mostrar o backstage dos shows e desfiles, os pré-lançamentos de produtos, a fabricação de alguns itens e outras ações que possam ser consideradas exclusivas pelo seu público – apresentando alta relevância para ele.

(2) Faça promoções

Para aquelas empresas que se comunicam direto com o consumidor final, essa é uma dica valiosa.

Use o Snapchat para fazer ações de vendas na rede, por exemplo, com postagens premiadas ou oferecendo descontos para os usuários que derem print screem das suas postagens por determinado período.

Isso promove mais engajamento com o seu perfil e ainda tem uma ação direta sobre as suas vendas.

(3) Mostre o cotidiano do seu negócio

Os clientes são curiosos e gostam de sentirem-se parte dos negócios, por isso, use o Snapchat para criar essa relação, mostrando seus funcionários, o ambiente de trabalho, possíveis parceiros e outros assuntos que possam ser relevantes.

(4) Use o chat

O Snapchat também possibilita que os usuários compartilhem mensagens de texto. Eles funcionam mais ou menos como as imagens, mas ficam disponíveis enquanto a janela de conversa estiver aberta.

Você poderá usar essa função para concursos e promoções, estimulando seus clientes a interagirem e responderem “snaps” ou até mesmo a enviarem sugestões de postagens.

Ficou mais fácil agora com essas dicas de como usar o Snapchat para empresas? Se você quer potencializar o alcance da sua marca, venha conversar conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *