Dicas de SEO: os 5 erros mais comuns que você pode estar fazendo!

Nós já falamos aqui sobre a importância do SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o alcance do seu site e a visibilidade dele no Google e em outros mecanismos de busca.

Mas, na hora de recebermos dicas de SEO nem sempre nos atentamos para os erros mais comuns, não é mesmo? Por isso, hoje nós separamos os principais erros de SEO que podem estar atrapalhando a sua empresa. Eles foram apontados em uma pesquisa feita pelo site Audit da SEMrush, com mais de 100.000 sites e 450 milhões de páginas.

Dicas de SEO: os 5 erros mais comuns

  • (01) Conteúdo duplicado

De acordo com a pesquisa, mais de 50% dos sites analisados não investem em uma produção própria de conteúdo, apenas usam o famoso “CTRL+C CTRL+V” e acabam com conteúdo duplicado – o que é penalizado pela maior parte dos sites de pesquisa, fazendo com que a sua empresa tenha uma posição mais baixa.

  • (02) Links quebrados

35% dos sites analisados apresentaram links internos que não funcionam e 25% apontavam para links externos fora do ar. Tudo isso também piora a experiência do usuário e a classificação do seu site.

  • (03) Falta de Meta Description

Em 25% dos sites, a Meta Description não estava presente e em 30% deles ela era duplicada.  A Meta Description é aquele texto que aparece embaixo do site na busca orgânica e que explica para o leitor, de maneira reduzida, o que ele irá encontrar na sua página – sendo fundamental para ganhar o clique. Apesar de muito importante, nem todo mundo tem se atentado a esse detalhe.

  • (04) Palavras-chave

Você já deve saber que uma das principais dicas de SEO é sempre investir em conteúdo de qualidade e que se conecte com as palavras-chaves de destaque para o seu negócio, não é mesmo? Apesar da importância delas ser amplamente conhecida, 18% dos sites apresentaram conteúdos com baixa relevância das palavras-chaves.

Além disso, outra dica é sempre buscar dividir o seu texto em H1, H2, H3, etc. Sendo o H1 a parte mais importante, que é onde a palavra-chave deve ter destaque, seguido do H2 e assim por diante.

Nos sites pesquisados, 15% apresentou conteúdo duplicado já no H1 e 20% apresentou múltiplos H1, demonstrando um total desconhecimento de SEO.

  • (05) Imagens internas quebradas

As imagens também são de suma importância na experiência do usuário e na leitura do texto, tornando as informações mais claras e acessíveis, e a leitura mais dinâmica. Apesar disso, nem todo mundo anda se preocupando com o que o visitante irá encontrar, já que 10% dos sites apresentaram imagens internas quebradas, o que dificulta a vida do visitante e diminui as suas chances de venda.

Além disso, uma das dicas de SEO mais conhecidas é sempre usar o alt tag para as imagens, que nada mais é do que uma breve descrição sobre aquilo que está sendo exibido – o que facilita o entendimento dos sites de busca e também melhora a experiência do usuário que possui uma internet mais baixa e não consegue carrega-la completamente.

Mas, um dos erros mais comuns apontados, mostra que 45% dos sites analisados não usaram nenhuma alt tag em suas imagens.

Já deu para notar que muitos erros são cometidos por falta de entendimento sobre o que é o SEO e o seu funcionamento adequado, não é mesmo?

Se você quer deixar o seu site em evidência, ter noções e receber dicas de SEO é sempre importante, mas contar com uma agência parceira e focada em resultados pode ampliar ainda mais o seu alcance. Venha conversar conosco e descubra como podemos ajuda-lo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *