Tendências de e-mail marketing: 4 ideias que você deve evitar!

No marketing digital existem muitas tendências, sendo que algumas nem sempre são uma boa ideia. Por isso hoje, nós compilamos as principais tendências de e-mail marketing que devem ser evitadas se você quiser vender mais e conquistar o seu cliente.

Lembre-se que, nem sempre, o que a maioria está fazendo é realmente interessante ou aceitável para o seu negócio e pode não ser bem visto pelo seu público.

4 tendências de e-mail marketing que você deve evitar hoje mesmo!

  • (01) Incluir muitos “call to action”

O Call To Action (CTA) nada mais é do que uma indicação para o leitor/cliente de qual deverá ser o próximo passo, como se aprofundar no assunto baixando um e-book, se cadastrar em uma lista para receber um material exclusivo ou um desconto na venda, entre outros.

Porém, buscando aumentar as chances de conversão dos e-mails marketing, muitas empresas têm adicionado inúmeros CTAs, o que pode deixar o leitor/cliente confuso e até oprimidos pela quantidade exagerada de indicações, diminuindo as suas chances de realizar as vendas.

  • (02) Utilizar um “Re:” falso

Quantas vezes você mesmo já não recebeu um e-mail marketing desse tipo? Estima-se que atualmente quase 30 milhões de e-mails estejam sendo disparados com o “Re:” no campo de assunto, o que gera uma taxa de abertura de quase 92%, já que o usuário acredita que aquilo seja uma resposta a algum e-mail que ele mesmo enviou.

Embora a taxa de abertura possa ser convidativa, isso não significa que essa é uma das melhores tendências de e-mail marketing, já que você está enganando o seu cliente, tornando-o bem menos receptivo a sua oferta e a fazer negócio com a sua empresa.

  • (03) E-mails rápidos “só para dar um alô”

De repente, os seus clientes e prospects pararam de interagir com o seu conteúdo e deixaram de abrir os seus envios, então você resolve apenas enviar um e-mail rápido para “dar um alô”?

Saiba que muitos usuários consideram essa prática irritante e ainda capaz de não fornecer nenhum valor sobre a sua empresa.  Ao contrário do que se espera, esse tipo de e-mail marketing afeta de forma negativa quem o recebe, já que ele acaba perdendo tempo com uma mensagem sem nenhum sentido.

Além disso, você passa ao seu cliente uma ideia do tipo “por que você não faz mais negócio comigo? Estou impaciente e quero lhe pressionar”, nada educado, não é mesmo?

  • (04) Escrever e-mails sem estilo ou de forma automática

Tente mostrar ao seu prospect que você não é apenas um robô programado para vender. Por isso, busque deixar os seus e-mails marketing mais pessoais, com estilo de escrita facilmente reconhecíveis e que pareçam ter sido pensados exclusivamente para cada destinatário.

Uma das piores tendências de e-mail marketing é enviar os textos todos com letras minúsculas e sem nenhum cuidado com a massificação. Mas, também tente não ser “próximo” demais e acabar caindo na informalidade excessiva.

Essas são algumas das principais tendências de e-mail marketing que você deve parar de fazer hoje mesmo. Se você quer alcançar mais resultados com as suas estratégias digitais, venha conversar conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *