O que é Growth Hacking e como pode ajudar a sua empresa?

No Marketing Digital, parece que a cada dia surge um termo novo, não é mesmo? Muitos são para designar aspectos simples, que já fazemos em nosso dia a dia, mas outros são verdadeiras inovações e que podem ajudar a nossa marca a crescer ainda mais. Por isso, hoje, nós vamos lhe explicar o que é Growth Hacking e como ele pode ser aplicado no seu negócio.

O que é Growth Hacking?

Como sempre quando um termo começa a ganhar mais evidência, muitas pessoas acabam vendendo-o, mas entregando algo completamente diferente. No Growth Hacking isso também tem acontecido, algumas vezes porque as pessoas não sabem o que é Growth Hacking e outras, infelizmente, por má fé.

Dito isso, vamos a definição sobre o que é Growth Hacking, que na verdade é apenas uma forma a mais de trabalhar o crescimento do seu negócio, baseado na construção empírica das melhores práticas por meio de experimentos e hipóteses.

Na maior parte das vezes, as diversas metodologias que são aplicadas pelo Growth Hacking são criadas para um contexto diferente, mas aproveitadas no seu negócio. O Growth Hacking trabalha com alguns princípios bem simples, como:

  • Focar esforços no principal problema da empresa;
  • Pensar em melhorias para esse foco a partir de experiências diversificadas e pensando a totalidade da empresa;
  • Modelar essa ideia de forma simplificada e aplicável;
  • Usar esse aprendizado para gerar novos testes.

Ainda não entendi muito bem o que é Growth Hacking, me dê alguns exemplos

Está difícil compreender o que é Growth Hacking? Calma! Existem muitos exemplos de empresas que têm se utilizado dessa metodologia para alcançar metas ainda mais expressivas.

Um deles é o próprio Facebook. Quando a plataforma surgiu, o seu criador Mark Zuckeberg utilizou muitos dos seus conhecimentos em Growth Hacking para fazer com que ela se tornasse o sucesso que é hoje, reunindo dados dos utilizadores iniciais do Facemash (o precursor do Facebook) para ampliar a interação dos usuários com a plataforma recém criada.

Na verdade, para simplificar, podemos dizer que o profissional de Growth Hacking é alguém expert em tecnologia e análise de dados, com o diferencial de usar todo esse conhecimento para aumentar o crescimento das empresas em que trabalham, utilizando e organizando da melhor maneira possível todas as informações e ferramentas que a tecnologia pode lhe trazer.

Quais empresas podem se aproveitar do uso do Growth Hacking?

Todas as empresas podem contar com um profissional de Growth Hacking, que poderá atuar em uma consultoria, para a resolução de um ponto específico, ou como um profissional do quadro de funcionários, buscando sempre soluções criativas e diferentes para atingir os objetivos e metas propostos.

Veja como as empresas podem se aproveitar desse profissional:

Empresas em fase de estruturação dos principais processos de operação: nesse caso o Growth Hacking poderá ajudar bastante com soluções sobre o quanto dos recursos investir, visão de futuro para cada processo e ajudar a orientar a empresa sobre o que ela irá fazer, exatamente.

Empresas em fase de estruturação, mas que já possuem uma operação: nesse caso a dúvida é sobre como criar novos processos ou otimizar os existentes, orientando sobre qual caminho seguir.

Empresas já estruturadas: nesse contexto, o Growth Hacking pode ser valioso para promover medidas que tragam mais eficiência em cada processo realizado.

Agora que você já sabe o que é Growth Hacking, está interessado em contar com um serviço desse na sua empresa? Então venha conversar conosco e descubra como podemos ajuda-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *