Funil de vendas: como ele pode te ajudar a vender mais?

Você já ouviu falar no conceito de funil de vendas? Muito utilizado dentro do marketing de conteúdo, ele é fundamental em qualquer estratégia, fazendo com que você direcione melhor os seus conteúdos e, consequentemente, venda mais.

Não sabe do que se trata? Calma, não precisa se desesperar. Continue a leitura desse texto e saiba tudo sobre esse assunto.

Funil de vendas: o que é isso?

Conceitualmente, podemos dizer que o funil de vendas é o conjunto de etapas e gatilhos que buscam dar suporte à jornada de compras das personas de uma determinada empresa.

Pense em seu potencial cliente, nem todos que chegam até o seu site ou blog possuem os mesmos desejos e conhecimentos sobre a sua marca e produtos, não é mesmo? Essa diferenciação é o que chamamos de funil de vendas.

Assim, podemos dizer que existem 3 tipos de funil:

  1. Aprendizado e descoberta (topo do funil): nessa etapa, o cliente ainda não sabe muito bem se possui um problema. O objetivo é criar um conteúdo que desperte a atenção desse visitante e fazer com que ele perceba que possui um problema e que a sua empresa pode resolvê-lo, atraindo-o para o seu negócio. A maior parte do conteúdo de um blog institucional deve ser para o topo do funil e para essa fase de atração.
  2. Reconhecimento do problema (meio do funil): esse é o momento em que o cliente começa a reconhecer que tem um problema ou uma oportunidade de negócio e começa a pesquisar mais sobre essa questão e as possíveis soluções;
  3. Consideração da solução (fundo do funil): é nesse estágio que o visitante passa a se tornar um verdadeiro cliente, analisando seu produto e serviço e comparando-o com a concorrência, de modo a escolher a melhor alternativa. A finalização de todo o processo acontece com a compra.

Por que eu devo trabalhar com funil de vendas?

Depois de toda essa explicação, você está achando que esse é mais um daqueles conceitos muito bonitos na teoria, mas sem aplicação prática, não é? Pois, saiba que você está bastante enganado.

A técnica do funil de vendas é importantíssima em qualquer estratégia de marketing digital, inbound marketing e marketing de conteúdo. Afinal, conhecendo toda a jornada de compra do cliente você poderá planejar de modo mais efetivo as etapas de vendas, o conteúdo certo para cada público e as formas corretas de promover a venda para cada lead.

O funil de vendas é fundamental para que as áreas de marketing e vendas trabalhem de forma alinhada e previsível, de modo a gerar mais eficiência na aquisição de clientes e escalabilidade em todo o processo.

Somente alinhando um bom funil de vendas com conteúdo direcionado é que a sua empresa poderá realmente entregar valor para os seus leads e atingir os gatilhos que façam com que eles passem para o próximo passo, até a finalização da compra.

Outras vantagens do uso do funil de vendas são:

  • Melhor conhecimento sobre a sua equipe, verificando o desempenho dos setores envolvidos;
  • Maior produtividade;
  • Otimização da gestão;
  • Resposta para o desenvolvimento de produtos;

Já está convencido da importância do funil de vendas para as suas estratégias digitais? Quer realmente ter resultado com as suas campanhas e aumentar as suas vendas? Então venha conversar com uma equipe focada no sucesso da sua marca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *