Nós já falamos aqui, algumas vezes, sobre a importância de um bom conteúdo para praticamente todas as suas estratégias de marketing digital. Mas, não são apenas os blog posts que ajudam a atrair novos leads e a qualifica-los.
Os materiais ricos (como e-books, infográficos, webinars e outros) são os que mais geram dificuldade para as empresas, que nem sempre possuem um redator qualificado para trabalharem com essas questões.
Mas, você sabia que é possível reaproveitar o conteúdo já publicado para gerar ainda mais engajamento nas suas campanhas? Veja algumas ideias para ampliar o seu alcance e aproveitar melhor os conteúdos disponíveis no seu blog corporativo.
4 formas de reaproveitar o conteúdo já criado
- Transforme o conteúdo em posts nas mídias sociais
Quanto mais antigo for o blog post, mais “perdido” ele poderá ficar no acesso dos novos leads.
Uma forma muito interessante de aumentar o tráfego para o seu site é através das redes sociais. Para isso, você poderá aproveitar esse conteúdo (desde que ele seja atemporal, claro) e movimentar as suas redes sociais.
É possível “desmembrar” os conteúdos em posts menores diretos para as mídias sociais ou repostar os links para aumentar o tráfego. Busque aquelas que foram mais acessadas com o passar do tempo e vá intercalando conteúdos recentes com os mais antigos.
- Crie uma estrutura de links nos seus conteúdos
Conforme você vai criando um calendário editorial, é normal que alguns posts se relacionem com outros assuntos que já foram abordados. Aproveite essa ligação e vá adicionando links nos seus conteúdos novos para postagens que possam interessar o seu leitor.
Esses links internos irão ajudar no seu SEO, melhorando o ranqueamento daquele conteúdo e também aumentando o acesso dos itens já postados. Além disso, oferecendo mais conteúdo ao seu leitor, ele passará mais tempo navegando na sua página e conhecendo os seus produtos e a sua marca.
- Recomende a leitura dos conteúdos relacionados
Além dos links internos, você também pode usar uma recomendação mais explícita via CTA, sugerindo que o seu leitor se aprofunde no tema lendo outro conteúdo relacionado.
Por exemplo, se o seu cliente está lendo sobre estratégias de marketing de conteúdo, termine o texto sugerindo que ele se aprofunde no tema lendo sobre como criar estratégias de conteúdo para a sua empresa.
Outra opção é indicar materiais ricos que você já tenha produzido, como e-books, infográficos e outros que estejam relacionados ao tema.
- Compile conteúdos relacionados e crie materiais ricos
Está difícil montar um e-book ou whitepaper? Reveja o seu calendário editorial e busque por conteúdos possam ser compilados.
Existem muitas maneiras que você poderá aproveitar essa informação, como:
- Criando uma palestra que poderá ser disponibilizada em vídeo via landing page (que irá aumentar o seu tráfego e irá ajudar a conquistar leads mais qualificados);
- Disponibilizando esse conteúdo em forma de e-books, whitepapers ou infográficos;
- Fazendo uma série de blog posts e sendo divulgada como um conteúdo memorável (que pode ser enviado como e-mail marketing);
- Usando no treinamento de funcionários e de maneira interna qualificando, por exemplo, suas equipes de vendas.
Para utilizar essas dicas e reaproveitar o conteúdo é importante que a sua empresa já tenha uma estratégia de marketing de conteúdo solidificada, com a criação constante de novos materiais e um acervo rico de publicações.
Gostou dessas dicas para aproveitar melhor o conteúdo da sua empresa? Se você quer criar uma estratégia de marketing de conteúdo ou potencializar os seus ganhos, venha conversar conosco e descubra como podemos ajuda-lo.