Você trabalha com campanhas de e-mail marketing, mas sofre cada vez que nota as métricas das taxas de aberturas de e-mails? Mesmo produzindo um conteúdo que você acredite ser interessante, seus leads parecem não interessados no que você envia?
Calma! Nós vamos lhe ajudar com o artigo de hoje, no qual daremos dicas realmente eficazes que vão melhorar a taxa de aberturas de e-mails e ajudar a sua empresa a fechar mais vendas.
4 dicas essenciais para melhorar a taxa de aberturas de e-mails
#dica 01: crie um bom relacionamento com seus leads
O mais importante é que a sua lista de e-mails saiba que você é alguém de confiança e que sempre oferece conteúdos que valham o clique. Faça valer a assinatura no seu site, produzindo conteúdos realmente efetivos e que despertem nos seus leads a vontade de lê-los.
Para isso, é fundamental que você conheça as preferências das pessoas que compõem a sua lista de e-mails, definindo quais são os conteúdos mais relevantes para elas, o que elas esperam da sua marca e quais os formatos de conteúdos adequados.
Caso você tenha uma lista de preferencias muito heterogêneas, investir em segmentação e criar conteúdo focado em cada público é essencial.
Outra forma de ter um bom relacionamento é não criando falsas promessas, como títulos que prometem resolver todas as dúvidas dos seus leads e conteúdos que não condizem com o que foi prometido. É preciso ser consistente.
#dica 02: inclua um call-to-action claro
Um call-to-action é uma indicação do que o leitor deve fazer após ler determinado conteúdo. Ele estar presente e de forma clara e simples de entender é fundamental para que as suas estratégias tenham efeito.
Se o seu leitor não entender que o conteúdo está disponível em uma página do seu blog ou que ele deve clicar em determinado link, como o seu e-mail marketing poderá ser efetivo?
Além disso, é fundamental que você concentre apenas um call-to-action por e-mail marketing, assim indique apenas uma coisa que deve ser feita (e não várias, para não confundir e dissipar o seu leitor).
E, por último, mostre claramente qual será o resultado atingido com aquele clique, deixando o seu leitor mais confortável em realizar a ação.
#dica 03: atente-se à formatação do seu e-mail
A maneira como você entrega a sua mensagem final aos seus leitores também tem impactos na taxa de aberturas de e-mail.
Note que a formatação ideal irá depender muito do segmento em que você atua e do que você deseja promover.
Tente deixar o call-to-action mais visível e em formato de botão e não bagunce ou crie muitas distrações para o seu conteúdo.
#dica 04: faça testes
Os testes são fundamentais para que você saiba o que realmente funciona para o seu negócio. Crie campanhas com essas dicas que demos e com outras e veja o que mais dá retorno com o seu público.
Crie disparos com diferentes tipos de linguagem, de formatação, de call-to-action, horário de envio, etc. e vá segmentando e anotando a métrica de cada um deles – assim você saberá qual é mais efetivo para o seu nicho.
Com todas essas dicas é bem provável que você consiga melhorar a taxa de aberturas de e-mail e ter mais retorno com as suas vendas. Mas, se você quer uma estratégia que realmente dê resultados, venha conversar com um dos nossos consultores e descubra como podemos ajuda-lo a ir ainda mais longe!