Quando a economia do país não vai bem – e tantos negócios começam a baixar as portas- é normal nos questionarmos sobre dicas e estratégias para vender em época de crise.
O chavão mais usado é sempre de que a crise é uma oportunidade de crescimento e é preciso arregaçar as mangas e trabalhar dobrado. Mas, será que isso é realmente condizente com a realidade? E, será que basta apenas trabalhar ainda mais para alcançar bons resultados?
Hoje separamos algumas dicas de especialistas que vão lhe ajudar a vender em época de crise e a melhorar o seu saldo financeiro mesmo em período de vacas magras.
- Entenda como a crise está afetando o seu negócio
Antes de saber como enfrentar o problema, você precisa entender o problema. Por isso, avalie porque as suas vendas diminuíram. O cliente entra, mas não leva? Ou ele nem chega a ir até a sua empresa? Você realiza vários orçamentos, mas o número de serviços fechados caiu? Os clientes estão pedindo descontos maiores?
Responder essas questões é fundamental para analisar o que realmente está acontecendo com o seu negócio. A partir dessas percepções, você pode pensar em saídas.
Se os consumidores estão sem dinheiro, e por isso ninguém está comprando, então um bom caminho pode ser investir em promoções realmente interessantes para a sua clientela.
Mas, se os seus clientes nem chegam a entrar em contato com a sua empresa, então é melhor investir em uma estratégia de comunicação para que os clientes se lembrem de você, estando presente em áreas importantes e marcando a sua presença digital.
- Melhore a experiência do cliente
Trate bem o seu cliente e pense em vantagens exclusivas que o façam se sentir valorizado pela sua marca (além de fazer com que ele queira gastar mais com você).
Para isso, vale a pena investir em muitos detalhes como um ambiente diferenciado, o atendimento certeiro e qualificado, o mix de produtos que atendam a necessidade desse cliente e um ótimo pós-venda.
Sempre ofereça um bom treinamento aos seus vendedores de modo a conseguirem não apenas fechar os negócios, mas também encantarem os clientes e fideliza-los.
- Adapte-se a nova realidade
Com a crise, muitos clientes podem mudar seus padrões de compra, optando por serviços mais baratos ou deixando de consumir determinados itens. Um bom empresário está sempre atento a essas mudanças e pensando em um mix de produtos que atenda a sua demanda.
Nessas horas é importante que todos os setores da sua empresa contribuam com ideias, afinal cada um possui uma visão importante do serviço prestado e podem ter ideias diferentes sobre o mesmo panorama.
Quer um exemplo? O setor de turismo está sendo bastante afetado com a crise, mas para não ter seus negócios prejudicados a Águia e a Flytour (duas empresas especializadas em prestarem serviços de turismo de negócio) resolveram diversificar suas opções e agora possuem unidades voltadas para a venda de entretenimento.
Já a CVC resolveu apostar em mais um segmento e passou a trabalhar com viagens de intercâmbio, ampliando a sua atuação.
Com essas 3 dicas, já ficou mais fácil vender em época de crise? Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais.