Se você acompanha as nossas postagens, já deve ter notado o quanto falamos da importância do conteúdo em qualquer estratégia de marketing digital, não é mesmo? Mas, será que você tem considerado a sua estratégia de conteúdo para atingir esses objetivos?
Foi pensando em melhorar a base da sua pirâmide, que hoje nós separamos algumas dicas de Neil Patel – um dos principais gurus nessa área, sendo considerado um dos mais importantes influenciadores da web.
Já está com o caderninho na mão?
Top 4 dicas de Neil Patel
- Construa confiança
Todo mundo sabe a importância de se tornar uma autoridade dentro do seu setor, para converter muito mais. Mas, como se ganha essa confiança?
Para Patel é essencial que exista uma conexão entre a marca e o seu lead, por isso é fundamental que o seu time de produtores de conteúdo compreendam muito bem a identidade da sua marca.
Se você nunca pensou sobre isso, comece a documentar a identidade da sua marca agora mesmo. Alguns pilares fundamentais:
- Em que a sua marca acredita?
- O que ela pretende alcançar?
- Como ela faz isso?
As respostas para essas questões devem estar presentes no seu trabalho. Assim, somente quando a sua marca tiver uma identidade sólida é possível desenvolver conteúdos que criem conexões com seus leads e, finalmente, comecem a se transformar em confiança.
Além disso, é fundamental que você tenha consistência nos conteúdos desenvolvidos. Se você apresenta conteúdos de qualidade variável (e questionável) e pontos de vista conflitantes, os seus leads nunca sabem o que esperar da sua marca e a sua confiança é abalada.
Para isso, é fundamental ter uma equipe de conteúdo bem coordenada e ainda definir exatamente o que se espera com determinada pauta: foco, tema, definição da linguagem, tópicos importantes a serem abordados, itens que não devem ser abordados, entre outros.
- Crie conteúdo sobre assuntos relacionados
Criando artigos sobre temas relacionados você consegue unir as suas postagens, criar link building e aumentar o seu tráfego (além de melhorar o SEO).
Assim, se você criar vários artigos dentro de uma determinada série é possível que você aumente o engajamento do seu público e também a confiança deste de que você “realmente sabe do que está falando”.
Ao criar séries, você pode incluir links que indicam como acessar o próximo conteúdo, aumentando o tempo de permanência dos seus seguidores na sua página e fazendo com que a sua base de leads mantenha-se sempre conectada com o seu conteúdo.
Ou ainda você poderá criar mais links dentro do seu artigo orientando para outros conteúdos em seu próprio blog que se relacionam ao que você está dizendo ou que ainda se aprofundam mais nesse tema.
- Faça conteúdos que vendem
É importante criar conteúdos direcionados que sugerem algum tipo de venda, mas que não “forcem a barra” e nem sejam apenas cartas de vendas simplesmente. Nesse sentido existem algumas opções que você pode usar:
- Conteúdos híbridos: um bom exemplo são os webinários que consistem em 90% de conteúdo atrelado a valores, ensinando o seu público alvo sobre algo útil e com uma sugestão de venda discreta no final.
- Estudos de caso: uma ótima forma de mostrar de que modo o seu produto ou serviço realmente funciona. Ao mostrar os resultados positivos, os leads acabam se sentindo mais inclinados a realizarem a compra.
- Responda a uma pergunta
Se o seu conteúdo for realmente bom, ele deverá responder alguma pergunta possível do seu cliente, como nesse caso “de que forma posso melhorar minha estratégia de conteúdo?”.
Assim, você não apenas tem mais chance de criar conteúdos épicos, como também de ter seguidores fiéis que te defendem e te propagam pela rede. Para conseguir isso, Neil Patel sugere duas estratégias:
- Grande aprofundamento: adicionando mais detalhes em seus conteúdos ele tende a ser mais compartilhado, já que seus seguidores notam o valor do seu blog post.
- Fazer com que o leitor se sinta especial: um leitor típico não irá recomendar um conteúdo ruim, por isso é importante destacar os pontos fortes que os seus leitores apresentam.
Essas são 4 dicas de Neil Patel para melhorar a sua estratégia de conteúdo e alcançar resultados mais expressivos. Se você quer ir ainda mais longe, então venha conversar com uma agência focada em resultados!