Embora muito importante, nem sempre o follow up em vendas é realizado e acaba fazendo com que se perca uma importante ferramenta na fidelização de clientes e até na possibilidade de realizar novas vendas para um cliente já captado.
Se a sua empresa não costuma realizar o follow up em vendas, veja o que você pode estar perdendo!
Mas, o que é o follow up em vendas?
Apesar do nome complicado, o follow up nada mais é do que aquele momento de contato com o cliente após o final de cada etapa de venda, buscando saber a opinião do cliente sobre as condições e os serviços oferecidos pela empresa.
É importante manter esse contato e saber o que está acontecendo com o cliente, as dúvidas que ele possui sobre o produto ou serviço e as suas novas necessidades – que podem fazer com que novas soluções sejam vendidas.
Como posso fazer um follow up adequado?
Para um follow up em vendas efetivo existem muitas opções que a sua empresa pode dispor. O importante é que o meio escolhido seja personalizado de acordo com as necessidades e preferências do seu cliente. Por isso, compreendê-lo é indispensável para um follow up efetivo.
Você poderá usar algumas ferramentas, como:
- E-mails: que podem ser usados após uma reunião de apresentação ou quando se deseja aprofundar o conhecimento do seu cliente sobre determinada questão;
- Ligações telefônicas: podem ser feitas após o envio do e-mail, escutando o que a pessoa tem a dizer e buscando convencê-lo a realizar a compra;
- Whatsapp: é preciso ficar atento porque alguns clientes podem achar esse tipo de comunicação invasiva, por isso ele só deve ser usado quando já existe um bom grau de negociação com o cliente;
- Visitas presenciais: as visitas são muito úteis na hora de estreitar o relacionamento com o seu cliente, tornando o fechamento do negócio mais rápido.
Quando posso aplicar o follow up nos meus processos de venda?
Uma dúvida muito comum dos vendedores é sobre como usar o follow up dentro dos processos de vendas. Veja algumas dicas práticas que podem lhe ajudar a estreitar essa relação com o seu cliente:
- Depois de prospecta-lo, envie uma carta de apresentação da sua empresa e se coloque à disposição para dúvidas e outros contatos;
- Após realizar essa apresentação, entre em contato novamente para saber se existem dúvidas ou outras informações que você possa contribuir;
- Em seguida, envie uma cotação de preços e marque na sua agenda as datas de retorno;
- Responda as solicitações dos clientes em menos de 24 horas;
- No caso do produto ter sido entregue, ligue para saber se a encomenda chegou corretamente;
- No caso de serviços, apresente relatórios do que a sua empresa tem entregado ao cliente;
- Sempre que realizar uma venda, coloque-se a disposição para ajudar o cliente, enviando informações que possam ser do seu interesse, indicando outras soluções da sua empresa e buscando manter esse contato;
Gostou de saber da importância do follow up em vendas? Para conseguir resultados ainda mais expressivos, venha conversar conosco e descubra o que podemos fazer para expandir as vendas do seu negócio!