De um tempo para cá, o termo inside sales (“vendas internas”) tem dominado o vocabulário das empresas e sendo alçado a solução para resultados mais expressivos e satisfatórios – principalmente em épocas de retração na economia, como a que estamos vivenciando.
Mas, você sabe exatamente o que significa inside sales e se essa é uma solução adequada para a sua empresa? Continue a leitura desse texto e descubra.
O que é Inside Sales?
Inside sales são, na verdade, vendas remotas realizadas sem o contato presencial e físico com o cliente, incorporando a mobilidade e a conexão nos negócios, fazendo com que os empresários e vendedores economizem tempo e dinheiro.
Através do uso das tecnologias, os vendedores no inside sales ficam dentro da empresa e fazem contatos planejados com os clientes, buscando “evangeliza-los” sobre os benefícios dos produtos e serviços ofertados e, depois, incentivando-os a comprarem.
Como funciona o inside sales na prática?
Ainda está difícil de compreender o conceito? Veja um exemplo prático.
O vendedor da empresa X identificou um potencial cliente e fez a primeira ligação apresentando os serviços e agendando uma reunião por videoconferência para a próxima semana.
Durante a conversa, o vendedor nota que o cliente não possui muito conhecimento em tecnologia e sugere a presença da equipe de TI no encontro virtual agendado. Ao desligar o telefone, o vendedor já encaminha um e-mail para todos que irão participar da reunião com um guia digital em anexo, com a apresentação prévia do software e todas as informações importantes que ajudem o cliente a se convencer do potencial do produto em questão.
O vendedor se coloca, de forma solícita, a disposição da empresa para sanar possíveis dúvidas através de vários meios de contato como telefone, SMS, e-mail ou mensagem via Whatsapp, por exemplo.
Na hora marcada, a reunião acontece e, poucos dias depois o contrato é assinado.
Como implantar o inside sales na minha empresa?
Depois de todas essas informações, você ficou interessado no método do inside sales? Veja algumas dicas para implantá-la no seu negócio:
- Qualifique seus vendedores
O primeiro passo para começar a implantar o inside sales é ter vendedores qualificados. Mostre a eles esse novo conceito e as vantagens que ele trará para o negócio e também para eles. Sempre que possível, mostre claramente as metas e o cronograma de procedimentos que deverão ser adotados e realize treinos com simulações de situações de venda e abordagem de clientes.
- Tenha um conteúdo de qualidade
Pelo nosso exemplo acima, você já pode notar que contar com um conteúdo de apoio rico e que motive a compra é indispensável nesse tipo de venda, não é mesmo? Para isso, use as técnicas de marketing de conteúdo e confeccione e-books, apresentações, infográficos e outros materiais ricos que ajudem a fazer com que os potenciais clientes compreendam as vantagens do seu produto/serviço e sintam-se tentados a compra-los.
- Estruture-se
Para conseguir alcançar bons resultados, você precisará ter uma estrutura adequada, ou seja, uma boa conexão de internet, computadores, linhas telefônicas e ramais suficientes para que os vendedores possam explorar todos esses recursos.
- Faça um período de transição
Modificar a forma de atuação da equipe de vendas nunca é uma tarefa simples, por isso trace um plano de transição e vá implantando o inside sales de forma gradual, mantendo as reuniões com os clientes mais tradicionais até que eles se acostumem com a nova proposta.
Gostou de saber mais sobre o inside sales? Acredita que ele seja uma boa opção para o seu negócio? Venha conversar conosco e descubra como podemos lhe ajudar nesse processo.