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Jornada do comprador: o que é e como funciona? - Consultoria de Marketing Digital

Jornada do comprador: o que é e como funciona?

Ao lidar com as estratégias de marketing digital, você já deve ter se deparado com o termo jornada do comprador, não é mesmo? Esse é um item fundamental em qualquer planejamento de inbound marketing e para que a sua estratégia tenha sucesso é fundamental que você compreenda a fundo esse termo.

Por isso, hoje nós montamos esse texto lhe explicando um pouco mais sobre o que é, de que modo funciona e qual a importância de se pensar e planejar a jornada do comprador.

O que é a jornada do comprador?

A jornada do comprador é uma metodologia utilizada no Inbound Marketing e está relacionada com um modelo utilizado para definir em qual estágio de compra cada cliente se encontra.

Com base no que o consumidor pesquisa na internet (palavras-chave) é possível identificar esse estágio e então passar a produzir material de qualidade que supra as suas necessidades e que o orientem para o próximo estágio dentro de um verdadeiro funil de vendas.

A jornada do comprador é dividida em 3 estágios:

#1. Estágio de consciência: o usuário tem realizado ou expressado sintomas de que possui um problema potencial ou que pode ocorrer devido a uma necessidade.

#2. Estágio de consideração: nesse ponto, o usuário tem claramente definido o seu problema ou necessidade.

#3. Estágio de decisão: o usuário já tem definida a sua estratégia de solução, método ou abordagem.

De que modo funciona a jornada do comprador?

Para que você compreenda exatamente a jornada do comprador vamos lhe dar um exemplo. Joana é uma noiva que deverá se casar dentro de alguns meses. Ela está planejando o seu casamento e tem dúvidas em relação ao traje mais adequado para os convidados, para o noivo, para os padrinhos e as madrinhas e também para ela mesma.

Vamos supor que você seja uma empresa de aluguel de trajes de noivos e a sua equipe de marketing digital criou uma buyer persona semelhante à Joana.

Dependendo do estágio em que Joana se encontra, ela poderá ter os seguintes pensamentos:

  • “Preciso começar a pensar nos trajes para o meu casamento” – Estágio de Consciência.
  • “Sei que o meu vestido terá de valorizar os meus potenciais e também estar de acordo com o que desejo para a minha cerimônia. Acredito que o aluguel seja o mais viável.” – Estágio de consideração.
  • “Preciso usar um vestido do modelo X e irei definir também a cor dos vestidos da minha madrinha, pois essa é uma tendência atual no mundo dos casamentos. Meu noivo irá usar o traje Y que tem mais relação com o tipo de cerimônia que irei fazer. Preciso de uma empresa que disponha de todos esses modelos para o aluguel.” – Estágio de decisão.

Notar em qual estágio de compra Joana está é fundamental para que a empresa ofereça informações que a ajudem a se decidir pelo aluguel de trajes e a fechar o negócio.

Assim, você poderá desenvolver conteúdos realmente focados para a necessidade dos seus compradores e irá aumentar as suas chances de conversão.

Já deu para notar a importância de analisar a jornada do comprador para qualquer estratégia de marketing digital? Se você quer alcançar resultados ainda mais expressivos, entre em contato conosco agora mesmo!

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