Você já ouviu falar na expressão “nutrição de leads”? Pois saiba que essa é uma estratégia muito importante para que qualquer campanha de marketing digital seja realmente efetiva e ainda faz com que os seus leads se convertam em clientes.
Por isso, fique atento as dicas que separamos e comece a planejar a sua nutrição de leads de maneira adequada.
O que é nutrição de leads?
Se você nunca ouviu esse termo, não tem problema, a gente te explica. A nutrição de leads nada mais é do que uma técnica que consiste em enviar, de maneira automatizada, uma sequência de e-mails com conteúdos relevantes para o usuário cadastrado – baseado no que ele tem acessado no seu site ou blog.
Embora essa estratégia ainda seja pouco conhecida pelos empresários brasileiros, ela é muito efetiva na hora de transformar esse lead em cliente, oferecendo conteúdos realmente relevantes, melhorando o engajamento com a sua marca e fazendo com que esse usuário passe por toda a jornada do comprador.
Quais as vantagens de realizar a nutrição de leads?
As vantagens são inúmeras e muito visíveis dentro de várias estratégias de marketing de conteúdo. De acordo com os dados do Forrest Research, as campanhas de nutrição podem aumentar em 50% o volume de vendas de uma empresa, com um custo 33% menor do que investir para conquistar novos contatos.
Ou seja, além de aumentar as suas taxas de conversões em vendas, você ainda estará gastando menos do que se for investir para captar novos leads.
Assim, ao realizar uma boa nutrição de leads você estará qualificando esses usuários para avançarem para a próxima etapa dentro da jornada do comprador, fazendo com que eles amadureçam a sua intenção de compra, enquanto recebem informações relativas a cada um dos estágios: aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução proposta e compra do produto.
Com uma nutrição de leads adequada, tudo é feito de maneira automatizada e faz com que o vendedor não perca tempo com abordagens em contatos que ainda não estão decididos a realizarem a compra.
Os vendedores só entram em ação quando os leads estão realmente qualificados e, nesse caso, a equipe de vendas costuma ser mais proativa, atendendo os clientes de maneira mais personalizada e aumentando as chances de fechar negócio – e de aumentar o valor gasto.
Como fazer uma boa campanha de nutrição de leads?
Faça uma análise de todo o conteúdo que a sua empresa já possui, como blogs posts, e-books, infográficos, apresentações de vendas e outros. A partir deles, você poderá pensar em quais são voltados para qual etapa da jornada do comprador e pensar em e-mails segmentados para o seu público.
Veja alguns pontos importantes que você deve considerar:
- Objetivo da campanha: quais informações você irá enviar aos seus leads e com qual objetivo?
- Definição da persona: compreender as dificuldades e problemas da sua persona ajuda a nutri-la com dicas e soluções realmente pertinentes e que a façam manter contato com os seus envios.
- Qual estágio se encontra a persona: identificar em qual estágio da jornada do comprador a persona está é fundamental. A partir desse dado, você poderá separar o seu conteúdo para cada uma dessas etapas.
- Criar mensagens direcionadas: a partir de então, crie e-mails direcionados dando dicas para a sua persona e oferecendo o conteúdo em questão.
- Monte um fluxo de nutrição: conforme a persona for “avançando” na jornada do comprador, vá alimentando-a com novos conteúdos e monte um fluxo de nutrição automático.
Agora que você já sabe o que é nutrição de leads e qual a importância dessa estratégia, que tal vir conversar conosco e começar a transformar os seus leads em clientes fiéis?