Pode ser que você nunca tenha ouvido falar no termo “página de captura”, mas isso com certeza não significa que você nunca navegou por uma. Afinal, elas fazem parte das estratégias de marketing das principais marcas.
Se você está começando na área do marketing digital ou quer aumentar e fortificar a presença online da sua empresa, continue a leitura desse texto.
O que é a página de captura?
Uma página de captura, como o próprio nome sugere, é um site de apenas uma página que tem o objetivo de capturar dados para a construção de uma lista de e-mails.
Ou seja, é através dela que leads qualificados chegarão até você através de algum incentivo, como se cadastrar para baixar um e-book, acessar um infográfico, receber vídeos sobre determinado assunto ou outra isca.
Como pode notar, é bem provável que você já tenha navegado por uma página de captura, afinal ela é a forma mais simples e certeira de começar a capitalizar o seu negócio na internet e de melhorar o seu processo de inbound sales.
É a partir dos dados que o lead lhe entrega nesse pequeno cadastro que a equipe de vendas começará a atuar, seja com e-mails marketing direcionados ou até mesmo via contato telefônico.
Mas, apesar de a página de captura ser extremamente importante, ela não trabalha sozinha para que você alcance os resultados, é necessário ter outras estratégias para conduzir esse lead, fazendo com que ele mantenha contato com a sua empresa, conheça a sua marca e finalmente feche negócio com você (e depois disso ainda é preciso continuar a encantar o seu cliente, para fidelizá-lo e fazê-lo ser um propagador do seu negócio).
Página de captura e a necessidade de monitoramento dos resultados
Se você quer que a sua página de captura comece a dar resultados reais, então é preciso investir em monitoramento, através do Google Analytics ou de outra plataforma semelhante.
Você precisa ter dados sobre o número de acessos, a quantidade de pessoas que estão baixando a sua isca, o quanto a sua página está sendo compartilhada e, claro, o quanto aqueles leads são qualificados.
Página de captura e a equipe de vendas
Não adianta nada você seguir todos esses passos e depois não ter uma equipe de vendas qualificada para continuar o contato com esses leads e guiarem-nos até o fim do negócio.
Lembre-se que a página de captura é apenas o meio do processo, o resultado final (ou seja, as vendas) apenas acontecem com os avanços no funil de conversão e as ações subsequentes.
Por isso, é importante que você planeje e-mails marketings com a jornada do cliente, com informações e assuntos que possam fazer com que esse lead continue em contato com a sua empresa e comece a conhecer um pouco mais dos produtos que você oferece – até que ele se sinta tentado a fechar o negócio.
Dicas para uma página de captura que converte
Se você ficou interessado no assunto e já pensa em criar a sua página de captura, veja algumas dicas importantes:
- Tenha uma boa isca: desenvolva um e-book bem estruturado sobre temas que você tem notado que movimentam o seu blog, ou então crie outras formas de conteúdo como infográficos, vídeos e etc;
- Faça uma boa descrição da sua isca: informando exatamente o que o leitor deverá fazer para receber a isca e quais serão as principais informações ou dados que ele irá receber com o download;
- Pense em um título chamativo: tente fazer com que a pessoa que esteja navegando não consiga resistir ao seu conteúdo e a sua isca;
- Adicione um CTA: insira um botão que incentive o leitor a tomar a ação que você deseja (se inscrever para baixar determinado item, visitar outra página, etc).
Com todas essas informações já acredita que uma página de captura seja uma boa para o seu negócio? Se você quer melhorar a presença digital da sua empresa, venha conversar conosco!