Embora ofereça inúmeras vantagens, nem sempre os empresários virtuais se atentam para a importância do SEO para e-commerce. Usando as técnicas de otimização para os sites de busca na sua loja virtual você poderá melhorar o posicionamento da mesma e atrair mais visitantes para o seu negócio.
E o melhor é que este tráfego já é qualificado, afinal ele está relacionado às pesquisas orgânicas sobre palavras-chaves que se pautam no seu nicho de atuação. Isso significa que você irá atrair os clientes que estão pesquisando na internet sobre os produtos que você vende.
Não dá para deixar passar essa possibilidade, não é mesmo? Veja algumas dicas importantes de SEO para e-commerce e venda mais!
- Palavras-chaves e jornada do comprador
Toda estratégia de SEO começa com uma boa pesquisa de palavras-chaves relacionadas e relevantes para o seu negócio. Usá-las no seu site irá torna-lo mais “encontrável” para as pessoas que estão navegando nos sites de busca.
Além disso, pense em como essas palavras-chaves estão relacionadas à jornada do comprador. Ou seja, quem pesquisa determinado item está começando a buscar informações sobre aquele produto ou já está em uma fase mais adiantada, querendo fechar a compra?
Para isso, use palavras head tail – que são aquelas mais curtas e que abrangem um tema geral, para quando o consumidor ainda está pesquisando sobre uma possível compra-, e também long tail – que são as mais compridas, como frases, que indicam um consumidor mais decidido e propenso a fechar negócio.
- Atente-se ao título da página
Após checar quais palavras-chave você deseja trabalhar, tente incluí-las no título da sua página de maneira inteligente e que seja compreensível para o Google como sendo o seu assunto principal.
Para isso, use o title tag definido como a palavra-chave que deseja focar. Um exemplo é uma loja que vende celulares. Um bom título pode ser a palavra “celulares” acompanhada da marca, do tipo ou de outro destaque do produto.
Mas, fique atento, porque o Google só permite 63 caracteres no título, ok?
- Heading tags
As heading tags, conhecidas como H1, H2, H3 e assim por diante, são marcações no código fonte da página que indicam a hierarquia dos títulos e a importância dos mesmos dentro do conteúdo do seu site.
O H1, normalmente, possui o mesmo texto do título e o H2 e o H3 servem para identificar os intertítulos – em todos eles é fundamental que a palavra-chave apareça.
- Meta Description
Muita gente não se atenta a ele, já que não influencia diretamente no SEO, porém é uma boa oportunidade de convencer a pessoa que está navegando de que o seu site vale o clique.
A meta description é aquela descrição curta que aparece logo abaixo do seu site nas páginas de busca. Utilize-a com sabedoria e convencimento, mostrando o que a pessoa irá encontrar, caso acesse o seu site. Você poderá usá-la como um mini anúncio e aumentar a sua taxa de cliques.
- Imagens
A busca por imagens, no Google, também pode gerar um bom tráfego para o seu e-commerce. Mas, para isso, use as tags corretamente.
A mais importante é a tag <alt> que indica o texto alternativo que deverá ser mostrado caso a imagem não carregue e também a tag <src> que é o nome original do arquivo.
Além dessas dicas, uma url amigável, menor e que foque na palavra-chave também é importante. Gostou de saber como melhorar o SEO para e-commerce? Venha conversar conosco e descubra como vender mais pela internet!