Como usar as mídias sociais para aumentar as vendas?

Todo mundo sabe que é fundamental para qualquer empresa estar nas redes sociais, afinal esse é um meio super eficiente de se comunicar diretamente com a sua clientela. Mas, uma dúvida que aflige muitos empresários é como usar as mídias sociais para aumentar as vendas – sendo que alguns nem acreditam nessa possibilidade.

Qual a importância das mídias sociais?

Em toda estratégia de marketing digital de resultados, as mídias sociais são extremamente exploradas, porque elas possuem um papel fundamental, auxiliando diversos pontos como:

  • Aumentar a exposição da sua marca;
  • Gerar mais tráfego;
  • Conquistar ou prospectar novos clientes;
  • Tirar dúvidas;
  • Fidelizar o cliente;
  • Disseminar bons comentários sobre a sua empresa e os seus produtos;

Mas, para conseguir tudo isso é fundamental que você conheça o seu público e crie conteúdos realmente relevantes para eles, não apenas pensando em vender o seu produto e a sua marca de forma direta.

Como usar as mídias sociais para aumentar as vendas do meu negócio?

O ponto abordado no parágrafo anterior é crucial quando falamos em atrair e manter o seu público. Resista à tentação de apenas falar sobre o seu negócio e use a regra de ouro: 80% de conteúdo e 20% de propaganda.

Ou seja, na hora de programar os temas que serão abordados, lembre-se que 80% deles deverão ser voltados para ajudar os seus consumidores a resolverem problemas reais, com dicas, dados e informações relevantes e apenas 20% deve ser falando sobre a sua marca e os benefícios dela.

Além disso, outras dicas de ouro são:

  • Conheça o seu público: pense além do seu comprador e considere os formadores de opinião, o usuário final, os tomadores de decisão, as conexões com o público geral. Para isso, tente dividir o seu público em personas de marketing (aqueles que não necessariamente consomem o seu produto, mas que ajudam a divulgar a sua marca e a reproduzir o seu conteúdo) e as buyer personas (que são imagens semifictícias do seu cliente ideal);
  • Ofereça informações de qualidade e variada: agora que você já definiu o seu público, pense em conteúdos que realmente sejam úteis para eles e que os façam sentirem-se motivados em compartilhar esse assunto ou tomar alguma outra ação diante dele;
  • Inclua call-to-actions: seu cliente pode se sentir motivado a tomar alguma ação durante a leitura do seu texto, mas deixe isso mais evidente e conduza-o para o próximo passo que pode ser comentar na sua publicação, compartilhar o seu conteúdo, se cadastrar em uma lista, baixar um e-book, contatar um serviço e muitas outras ações;
  • Eduque a sua clientela: ofereça informações que ajudem os seus clientes a tomarem decisões que tenham relação com a sua oferta. Por exemplo: como combinar os móveis da sala, como escolher as peças de roupa para um jantar de negócios ou como optar pelas melhores estratégias de marketing para o seu negócio;
  • Mensure os resultados: não existe estratégia se você não sabe para onde está indo. Analise os seus resultados, veja o que pode ser melhorado e modifique o seu processo.

Com essas dicas, certamente você irá usar as mídias sociais para aumentar as vendas e conseguir lucrar ainda mais. Porém, se você quer resultados ainda melhores, que tal contar com uma equipe especializada? Venha conversar conosco e descubra como, juntos, podemos fazer o seu negócio crescer ainda mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *