Você sabia que mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo estão conectadas ao Facebook? A rede é hoje a mais influente entre as mídias sociais e marcar presença nela é fundamental para qualquer negócio. Mas, você sabe como alavancar a sua página de empresa no Facebook?
Muitos especialistas têm se debruçado sobre essa questão e indicado algumas boas práticas essenciais na hora de conseguir maior engajamento e conversão em vendas. Afinal, é preciso que você se lembre que o sucesso de uma página não se mede apenas na quantidade de curtidas, mas sim na interação dos clientes com seu conteúdo e principalmente nas vendas revertidas.
As melhores 5 dicas para alavancar a sua página de empresa no Facebook
- Analise o seu público
O Facebook permite que você tenha acesso a algumas métricas importantes que irão lhe ajudar a pensar as suas campanhas e a criar conteúdo realmente relevante. Na sua página, clique na aba “informações” e desvende quem são as pessoas que curtem a sua empresa.
Alguns dados importantes a serem considerados são: sexo e idade, local das curtidas, horário e dias da semana de maior interação. Com base nessas métricas, você poderá pensar em campanhas e conteúdos direcionados para o seu público alvo e também programar as postagens para quando recebe mais acessos.
- Fique atento as suas chamadas
As chamadas são as principais “iscas” que fazem com que alguém clique na sua publicação. Por isso elas devem ser produzidas com cuidado, buscando instigar o seu leitor a clicar.
Além de conhecer bem o seu público, uma outra dica dos especialistas é tentar usar perguntas nas chamadas, como “você sabe a diferença?”, “você sabe a resposta?”, “você sabe por quê?”. Essas indicações tendem a aumentar a curiosidade e fazem com que os seus conteúdos tenham uma conversão maior.
- Utilize conteúdos que não expiram
Claro que nem sempre isso é possível, mas essa é uma dica fundamental para aumentar o número de compartilhamentos, afinal ninguém irá compartilhar uma notícia velha, não é?
Por isso, tente planejar conteúdos que sejam “atemporais” e que possam ser partilhados pelos usuários em qualquer ano. Lógico que, algumas vezes, os conteúdos com data e mais factuais também devem estar presentes, como promoções e eventos. Mas tente priorizar os conteúdos que não possuem data de validade, alguns bons exemplos são:
- Tutoriais
- Guias práticos
- Perguntas frequentes
- Glossários
- Torne a sua linguagem mais próxima do seu público
Lembre-se que as redes sociais são ótimas para ter mais proximidade com o seu cliente. E, em geral, as pessoas não curtem determinada página de empresa no Facebook apenas para receber propaganda.
Por isso, crie conteúdos relevantes e use uma linguagem amigável e mais pessoal, buscando estar próximo do seu cliente e ajudando-o a resolver seus problemas (não apenas vendendo um produto).
A regra geral é que você deve publicar 80% de conteúdo para 20% de propaganda. Então pense em postagens que resolvam o problema do seu cliente sem ter, diretamente, um cunho comercial.
- Escolha bem as fotos das postagens
O recurso visual é extremamente importante no Facebook e imagens chamativas tendem a atrair mais cliques e despertar o interesse das pessoas pelo assunto. Dessa forma, lembre-se de escolher imagens que estejam em sintonia com o tamanho da plataforma e que tenham relação com o seu conteúdo.
Uma dica bacana, quando for postar links (por exemplo do seu blog corporativo) é apagar a imagem que já aparece diretamente na postagem e adicionar uma nova em um tamanho maior e que seja mais adequada à chamada. Isso tende a converter mais.
Aplicando-se essas técnicas já é possível que você consiga alavancar a sua página de empresa no Facebook, ganhando mais curtidas e seguidores e aumentando o nível de conversão em vendas. Mas, se você quer tornar a sua página ainda mais profissional e alcançar resultados ainda mais poderosos, que tal contar com uma agência focada em marketing digital? Venha conversar conosco!