De nada adianta ter um belo blog corporativo, se você não alimentá-lo de maneira adequada, não é mesmo? Na hora de conseguir colocar em prática a sua estratégia de marketing é fundamental que você planeje a frequência de postagem.
Nem sempre as empresas se atentam para essa questão, mas ela é fundamental para que você consiga melhorar a sua visibilidade e alcançar os objetivos propostos.
Por que eu devo ter uma frequência de postagem regular?
Existem muitos motivos para postar frequentemente, como:
- Melhorar o seu SEO
Quanto mais você tiver uma frequência de postagem, maiores serão as chances do seu blog ser encontrado pelos usuários nos motores de busca online. Afinal, para o Google, sites desatualizados ficam sempre nas últimas páginas.
- Atrair tráfego
Qual o intuito do seu blog corporativo? Você pode ter objetivos diferentes na sua estratégia, mas certamente aumentar as visitas e fazer com que novos e antigos clientes mantenham-se em contato com a sua marca é um deles. E, não adianta, se o seu cliente acessar algumas vezes o seu blog e não ver novidades, ele pode nunca mais voltar.
- Converter clientes
Uma das metas fundamentais de qualquer estratégia de marketing digital de resultados é sempre buscar a conversão, ou seja, transformar aqueles visitantes em reais compradores dos seus produtos. E o blog é um canal fundamental na atração.
Por isso, manter uma frequência de postagem ajuda você a atrair, disseminar informações, educar a sua clientela e, claro, fazer com que essas pessoas comprem de você.
Qual a frequência de postagem ideal?
É difícil definir um número de postagens, sendo que tudo irá depender dos seus objetivos, do nicho em que a sua empresa está inserida e também dos hábitos de consumo de informação da sua clientela.
Mas, como base, você poderá usar a seguinte tabela:
- Para aumentar o crescimento do seu blog de maneira acelerada: de 3 a 5 posts por dia, ou até mais;
- Para manter a taxa de crescimento estável: 1 post por dia;
- Para conseguir um crescimento lento, mas significativo: 2 ou 3 posts por semana ou 1 post a cada 3 dias;
- Blogs pessoais que não visam conversão: 1 post a cada 3 ou 4 dias.
Dicas importantes para postagens que convertem
Além da frequência das postagens, existem outros itens que você deve considerar na hora de planejar e criar o seu conteúdo, como:
- Criar conteúdo diversificado que atenda os públicos diferentes que se relacionam com a sua marca;
- Produzir conteúdo de acordo com palavras-chaves e também com foco nos problemas das personas do seu negócio;
- Buscar assuntos que encantem o seu cliente e que façam com que ele sinta vontade de compartilhar as suas dicas;
- Incluir links ao longo do texto para outras postagens do seu blog, incentivando o leitor a ficar mais tempo navegando na sua página;
- Utilizar recursos diferenciados como vídeos e imagens para facilitar o entendimento e a leitura;
- Não repetir o mesmo conteúdo só para manter a sua frequência de postagem;
- Monitorar o interesse do seu público, como comentários e dúvidas frequentes;
- Entender o seu negócio e saber quais sãos os produtos ou serviços de destaque e os seus principais públicos;
- Sempre realizar uma mensuração dos resultados e análise da sua estratégia.
Gostou das nossas dicas sobre frequência de postagens? Então, compartilhe-a em suas redes sociais e ajude os seus amigos a deixarem os seus blogs mais atrativos e a converterem em mais vendas.