Você já ouviu falar no conceito de funil de vendas? Muito utilizado dentro do marketing de conteúdo, ele é fundamental em qualquer estratégia, fazendo com que você direcione melhor os seus conteúdos e, consequentemente, venda mais.
Não sabe do que se trata? Calma, não precisa se desesperar. Continue a leitura desse texto e saiba tudo sobre esse assunto.
Funil de vendas: o que é isso?
Conceitualmente, podemos dizer que o funil de vendas é o conjunto de etapas e gatilhos que buscam dar suporte à jornada de compras das personas de uma determinada empresa.
Pense em seu potencial cliente, nem todos que chegam até o seu site ou blog possuem os mesmos desejos e conhecimentos sobre a sua marca e produtos, não é mesmo? Essa diferenciação é o que chamamos de funil de vendas.
Assim, podemos dizer que existem 3 tipos de funil:
- Aprendizado e descoberta (topo do funil): nessa etapa, o cliente ainda não sabe muito bem se possui um problema. O objetivo é criar um conteúdo que desperte a atenção desse visitante e fazer com que ele perceba que possui um problema e que a sua empresa pode resolvê-lo, atraindo-o para o seu negócio. A maior parte do conteúdo de um blog institucional deve ser para o topo do funil e para essa fase de atração.
- Reconhecimento do problema (meio do funil): esse é o momento em que o cliente começa a reconhecer que tem um problema ou uma oportunidade de negócio e começa a pesquisar mais sobre essa questão e as possíveis soluções;
- Consideração da solução (fundo do funil): é nesse estágio que o visitante passa a se tornar um verdadeiro cliente, analisando seu produto e serviço e comparando-o com a concorrência, de modo a escolher a melhor alternativa. A finalização de todo o processo acontece com a compra.
Por que eu devo trabalhar com funil de vendas?
Depois de toda essa explicação, você está achando que esse é mais um daqueles conceitos muito bonitos na teoria, mas sem aplicação prática, não é? Pois, saiba que você está bastante enganado.
A técnica do funil de vendas é importantíssima em qualquer estratégia de marketing digital, inbound marketing e marketing de conteúdo. Afinal, conhecendo toda a jornada de compra do cliente você poderá planejar de modo mais efetivo as etapas de vendas, o conteúdo certo para cada público e as formas corretas de promover a venda para cada lead.
O funil de vendas é fundamental para que as áreas de marketing e vendas trabalhem de forma alinhada e previsível, de modo a gerar mais eficiência na aquisição de clientes e escalabilidade em todo o processo.
Somente alinhando um bom funil de vendas com conteúdo direcionado é que a sua empresa poderá realmente entregar valor para os seus leads e atingir os gatilhos que façam com que eles passem para o próximo passo, até a finalização da compra.
Outras vantagens do uso do funil de vendas são:
- Melhor conhecimento sobre a sua equipe, verificando o desempenho dos setores envolvidos;
- Maior produtividade;
- Otimização da gestão;
- Resposta para o desenvolvimento de produtos;
Já está convencido da importância do funil de vendas para as suas estratégias digitais? Quer realmente ter resultado com as suas campanhas e aumentar as suas vendas? Então venha conversar com uma equipe focada no sucesso da sua marca!