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Marketing viral: o que é e como ele pode ajudar o seu negócio?

O termo “marketing viral” é bastante comum e todo mundo já ouviu – em algum momento- falar dele, não é mesmo? Mas, você sabe exatamente o que é o marketing viral e como ele pode ajudar o seu negócio a ter mais visibilidade e a conseguir atrair novos clientes?

Pois esse é o tema do nosso texto de hoje e, com certeza, vamos lhe ajudar a pensar em novas opções de marketing digital para a sua empresa – seja ela grande ou pequena.

O que é marketing viral?

Como o próprio nome sugere, o marketing viral é aquele que busca propagar determinado conteúdo como uma verdadeira “epidemia”, fazendo com que determinada marca ou ideia se propague velozmente e atinja um grande número de pessoas.

Porém, alguns especialistas do setor afirmam que esse pode ser um plano arriscado e capaz de funcionar bem apenas se o produto ou serviço que está sendo divulgado realmente atender as expectativas dos clientes, e ainda é preciso que estes clientes consigam notar o valor do que é oferecido pela marca como algo interessante e que mereça ser levado a sério.

O marketing viral é muito usado em campanhas para divulgações de filmes, ou para o lançamento de novos produtos e serviços. São utilizados muitos meios para isso como videoclipes, jogos, imagens criativas, textos diferenciados e muitos outros.

Como usar o marketing viral no seu negócio?

Está animado com a ideia e quer começar a usar o marketing viral hoje mesmo nas suas campanhas? Bom, primeiro lembre-se que nem todas as campanhas podem viralizar, mas é importante estar sempre em busca de formatos e conteúdos que despertem o interesse do seu público, principalmente enfocando no compartilhamento das ideias propostas pela marca.

Veja algumas ideias para implantar uma campanha de marketing viral no seu negócio:

  • Foque no ciclo de vendas do seu produto ou serviço

Lembre-se sempre que a pior propaganda que você pode fazer é aquela que não vende a realidade do seu produto ou negócio. Por isso, não adianta “dourar a pílula”, esperando ludibriar a sua clientela para algo que eles não receberão.

Além de ser honesto com o que você está vendendo é preciso que as suas equipes de vendas e de atendimento estejam em sintonia e preparadas para atender os clientes da melhor maneira possível, resolvendo dúvidas, explicando as funcionalidades e demais questões do que está sendo comercializado.

  • Crie algo que seja fácil de absorver e de repassar

Marketing viral precisa ser direto e de fácil compartilhamento, por isso que os materiais audiovisuais são os mais usados nesse sentido, já que eles são facilmente absorvidos pelo público que se sente impelido a mostra-lo para mais e mais pessoas.

Lembre-se também de criar um material que seja fácil de acessar por smartphones, tablets e outros dispositivos móveis – que hoje estão no topo das visualizações das principais marcas.

  • Produza algo inesperado

O marketing viral se baseia em surpreender os seus potenciais clientes, oferecendo algo do qual eles não consigam presumir o que irá acontecer. Isso é fundamental para prender a atenção das pessoas e também por fazer com que elas queiram compartilhar aquele assunto.

É preciso pensar “fora da caixa” e ter ousadia para propor algo bem diferente do que é usual. Mas, claro, tudo com delicadeza e sem usar de ideias preconceituosas, machistas ou outras.

  • Utilize canais de massa

O Youtube é um dos queridinhos do pessoal do marketing viral, já que ele permite a visualização em massa do material. Mas, o que é mais interessante dessa plataforma é que ela permite o compartilhamento de “n” formas, além de ainda dar espaço para a interação das pessoas.

Ficou interessado em usar o marketing viral para o seu negócio? Então venha conversar com uma agência que realmente entende do assunto.

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