Muito tem se falado atualmente sobre o Inbound Marketing e as mudanças no comportamento dos clientes, além das novas estratégias de comunicação para realmente alcança-los. Mas você sabe o que é inbound marketing e como usá-lo para aumentar as suas vendas?
O que é Inbound Marketing?
Podemos dizer que o Inbound Marketing é o contrário do Outbound Marketing, ou seja, aquele marketing que todos estamos acostumados, que procura “ir atrás do cliente”, com anúncios nos meios de comunicação, em sites e em outras plataformas.
O Outbound Marketing é a empresa oferecendo os seus produtos e serviços para o público em geral, enquanto o Inbound Marketing busca atrair os potenciais clientes até a empresa, através de uma boa estratégia de comunicação que compreende as necessidades dos seus clientes e os ajuda a resolver os seus problemas.
Assim, podemos dizer que o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que buscam ganhar o interesse das pessoas, criando com elas um relacionamento duradouro e fidelizando os clientes.
Qual a metodologia do Inbound Marketing?
Uma boa estratégia de Inbound Marketing alia criação de conteúdo com automação de marketing, e se baseia em 4 pilares fundamentais:
- Atrair o tráfego de visitantes
- Converter esses visitantes em leads
- Fechar leads em clientes
- Encantar os clientes para que eles se tornem promotores da sua marca
Para isso, são usadas ações integradas como blogs, mídias sociais, SEO, e-mail marketing, landing pages e outras que devem ser monitoradas para que as táticas sejam costumeiramente aprimoradas.
Mas, o Inbound Marketing funciona?
Essa é uma dúvida muito comum de quem começa a ter um primeiro contato com o Inbound Marketing, veja alguns dados que foram compilados pela agência Rock Content que podem lhe ajudar a modificar a sua mentalidade:
- 86% das pessoas pulam os comerciais de TV e 84% dos usuários entre 25 e 34 anos saíram de um site por causa de propaganda intrusiva e irrelevante;
- 93% dos processos de compra se iniciam com uma busca online;
- 50% das empresas que investem em Inbound Marketing dizem ter um custo 62% menor do que com as práticas de Outbound Marketing;
- Cerca de 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o Inbound Marketing é indispensável para todas as empresas diante do cenário atual da economia;
- Equipes de marketing em todo o mundo estão direcionando 34% da sua verba para o Inbound Marketing, o que significa um aumento de 11% comparado ao marketing tradicional;
- Redes sociais possuem uma taxa de geração de leads 100% maior com o uso do Inbound Marketing do que o Outbound Marketing;
- 80% dos consumidores preferem buscar informações de um produto ou serviço em artigos na internet do que em anúncios publicitários.
Esses são apenas alguns dados que mostram o quanto o Inbound Marketing tem se tornado importante na atual conjuntura econômica e diante das mudanças de comportamento dos consumidores. Por isso, para vender e lucrar mais, é indispensável acompanhar as alterações na forma de comunicação pelas quais seus consumidores estão passando.
Como posso fazer Inbound Marketing?
Existem muitas maneiras de começar a trabalhar com esse tipo de marketing no seu negócio, porém, lembre-se que o foco é produzir e compartilhar conteúdo que seja relevante e que ajude os seus consumidores a resolverem problemas reais do seu dia a dia.
Veja alguns exemplos de ferramentas importantes no Inbound Marketing:
- Blogs corporativos com conteúdos frequentes e atualizados;
- Criação e divulgação de infográficos;
- Desenvolvimento de ebooks sobre temas importantes para os seus clientes;
- Criação de conteúdos multimídias, como vídeos marketing que ajudem na divulgação de determinado produto ou da sua marca;
- Campanhas de e-mail marketing;
- Conteúdo interessante nas mídias sociais;
Essas são apenas algumas ideias para uma estratégia de Inbound Marketing. É claro que para que as mesmas sejam eficientes, é preciso que você tenha uma persona (público-alvo) bem definida e foque na mesma, atraindo clientes e fidelizando-os.
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