Hoje nós vamos lhe contar a história de dois produtos: o produto X e o produto Y, lançados quase no mesmo período e concorrentes – já que prometem o mesmo efeito. Mas, um produto gerou lucros e receitas e o outro, não.
O fabricante do produto X investiu em uma estratégia digital diferenciada e passou a alimentar o seu blog com conteúdos realmente relevantes e que fizessem os seus clientes se sentirem atraídos por ele.
Em algum tempo os primeiros clientes começaram a aparecer e logo o produto X se tornou um sucesso de vendas.
Fulano foi um dos que acreditou no produto X. Ele precisava de uma solução e começou a pesquisar no Google sobre o seu problema.
Assim, ele encontrou muitas dicas da marca que fabricava o produto X e logo foi apresentado a ele.
Fulano comprou o produto X, gostou muito dos resultados e passou a compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais, indicando o produto X aos seus amigos.
Ciclano, amigo de fulano, tomou contato com o produto X através de uma postagem compartilhada por fulano. Também acreditou no produto X, gostou e passou a divulgar para os seus amigos.
E o produto X começou a crescer.
Em contrapartida o produto Y manteve os seus investimentos no marketing tradicional. Fez um belo outdoor, um site com um design impecável e somente investiu em alguns anúncios no Google.
O produto Y era um pouco mais inovador que o produto X, mas vendia menos. Quase ninguém acessava o seu site (já que esse não tinha nenhum atrativo) e, aos poucos, o produto Y foi retirado do mercado, pois não era mais viável a sua produção.
A diferença básica entre os dois produtos está na campanha de marketing de conteúdo!
Você percebeu como o produto X, mesmo sendo um pouco menos inovador do que o produto Y, conseguiu conquistar mais clientes e vender mais?
A diferença crucial foi a estratégia usada e, principalmente, a aplicação das técnicas de marketing de conteúdo.
Enquanto o produto X dava aos seus clientes dicas importantes para resolver os seus problemas e era sempre encontrado por quem buscava por essas soluções no Google, o produto Y não possuía nenhum atrativo.
Os anúncios do produto Y eram vistos pelos clientes como propaganda, enquanto o conteúdo criado pelo produto X era encarado como dicas importantes, dadas de graça, por uma marca amiga e que é expert no seu setor.
O produto X, então, era visto como uma autoridade de mercado e os clientes sentiam-se mais propensos a fecharem negócio com ele do que com a marca do produto Y – que era quase desconhecido, sem releases, sem conteúdo e sem nenhuma indicação.
Note que, após atrair os clientes, a estratégia do produto X ainda foi eficiente em fazer com que os compradores continuassem a propagar a marca, ampliando a conhecida técnica da propaganda boca a boca.
Enquanto o produto Y continuava investindo nas mesmas técnicas sem sucesso, porque não conseguiu compreender que o consumidor está modificando os seus hábitos e, com isso, buscando novas informações antes de fechar uma compra.
Por que você precisa investir em marketing de conteúdo hoje mesmo?
A história acima é semi-fictícia, já que ela é recorrente em várias empresas que desconsideram a importância de um bom conteúdo e de uma presença digital sólida.
Se você quer se destacar da concorrência, fazer a sua marca ser mais conhecida e alavancar as suas vendas, então você precisa atrair e encantar os seus clientes.
E como fazer isso? Marcando presença nas principais plataformas onde o seu consumidor está, criando conteúdo que o ajude a resolver os seus problemas e se tornando uma autoridade no seu assunto.
Ficou interessado e que transformar a sua empresa no produto X da nossa história? Então venha conversar com quem entende do assunto e pode ajudar a sua empresa a alcançar muito mais clientes e a vender mais!