Quando começamos a falar em marketing digital e planejamento das campanhas, é normal nos depararmos com o termo “personas” ou “buyer personas”. Mas, você sabe a que eles se referem e qual a importância de trabalhar com esses itens?
O que são personas?
Podemos dizer que uma persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal. Semi-fictícia pois ela é baseada em dados reais que consideram o comportamento e algumas características demográficas do seu cliente, além de hábitos pessoais como motivações, desafios, objetivos e problemas a serem resolvidos.
Como eu posso criar uma persona para o meu negócio?
Definir uma persona exige um bom conhecimento da sua clientela e do seu público-alvo. Se você já possui uma base de clientes, poderá utilizá-la para criar a sua persona, estudando qual o tipo ideal de consumidor para os seus produtos e serviços.
Caso você tenha um mix de produtos muito amplo, poderá definir personas diferentes para cada segmento, pensando também nos problemas enfrentados pelos seus clientes e que podem ser resolvidos com o seu produto ou serviço.
No que as personas e o público alvo se difere?
Talvez, ao ler esse texto, você pode estar pensando que personas e público alvo são a mesma coisa. Mas existem diferenças significativas. De maneira geral, podemos dizer que o público-alvo é uma parcela mais abrangente da população – que nem sempre corresponde ao seu cliente, ou a pessoa que você deseja atingir com a sua campanha.
Qual a importância da criação de personas?
Como dissemos, a criação das personas é um ponto fundamental em qualquer estratégia de marketing digital que esteja focado em resultados, porque essa é a maneira mais eficiente de enviarmos a mensagem certa para as pessoas que realmente tenham interesse no nosso negócio.
Quando não definimos exatamente a persona para quem estamos criando conteúdo e vendendo produtos, corremos o risco de que a nossa estratégia fique vaga e acabe por promover determinados itens que não interessam aos nossos clientes e potenciais clientes – minando os resultados.
Alguns dos motivos principais para a criação de personas são:
- Direcionamento ideal do tipo de conteúdo que você precisa produzir para atingir os seus objetivos;
- Acertar o tom e o estilo do seu conteúdo;
- Desenhar de forma mais adequada a sua campanha e as estratégias de marketing digital;
- Definição dos temas que deverão ser abordados e do calendário editorial;
- Entender quais os itens são buscados pelos seus clientes e quais tipos de informações eles desejam consumir
Itens importantes na hora de construir as suas personas
Agora que você já entendeu um pouco mais do conceito de persona e das vantagens de utilizá-la na sua estratégia de marketing digital, veja algumas questões que podem lhe ajudar a defini-las de forma mais fácil:
- Quem é o seu potencial cliente? (Sexo, idade, poder aquisitivo, características físicas e psicológicas que influenciam na sua decisão de compra);
- Qual tipo de assunto esse potencial cliente gostaria de receber/consumir?
- Quais as atividades mais comuns que ele realiza (pessoal e profissionalmente)?
- Quais são as suas principais dificuldades e aspirações?
- Quais os veículos que ele mais utiliza para se informar?
- Para empresas B2B, qual é o principal tipo/segmento de negócio que compra o seu produto ou serviço? E qual é o cargo da pessoa responsável por essa compra?
- Quem influencia as decisões de compra?
Exemplificando uma persona
Ainda tem dúvidas? Calma, nós vamos lhe dar um exemplo. Vamos supor que você tenha um negócio de alimentação saudável e fitness, também com produtos naturais e com itens da linha zero (glúten, lactose, açúcar e outros). Talvez, uma possível persona poderia ser:
Joana, tem 32 anos e é gerente comercial. Ela é muito ligada em esportes e está sempre em busca de novidades sobre o setor. Leva uma vida saudável e uma alimentação balanceada, mas não tem muito tempo disponível para preparar seus próprios alimentos, por isso busca por itens industrializados que tenham mais qualidade, com menos agrotóxico e conservantes. Joana tem uma leve intolerância a lactose e acredita que não tolera muito bem o glúten. No momento ela também está cortando o açúcar.
Seus principais desafios são: conseguir se alimentar de maneira saudável, mesmo sem ter muito tempo disponível.
Como a sua campanha de marketing pode ajudar? Desenvolvendo conteúdos que ajudem Joana a encontrar produtos industrializados e/ou processados que sejam mais saudáveis e práticos.
Percebe como essa persona é bem mais segmentada do que o público-alvo e por isso fica mais fácil de pensar em uma campanha específica para ela? Ficou interessado pelo tema e quer criar uma campanha de marketing digital para o seu negócio que realmente de resultados? Venha conversar com um dos nossos consultores e saiba como podemos lhe ajudar!